Direito

Duração: 5 anos/10 períodos
Turno: Diurno ou Noturno
Campus: Matipó/MG
Situação Legal: Autorizado pela Portaria nº 345 de 24/04/2017, publicada no DOU de 25/04/2017.
Valor da Mensalidade para o ano 2017: R$: 850,00 (* Valor para pagamento efetuado até o dia 10 de cada mês). Para pagamentos após esta data consulte a Faculdade.

Perfil do Curso
O Direito é a ciência que cuida da aplicação das normas jurídicas vigentes em um país, para organizar as relações entre indivíduos e grupos na sociedade. Zelar pela harmonia e pela correção das relações entre os cidadãos, as empresas e o poder público é a função do bacharel em Direito. Como advogado, defende os interesses do cliente em diversos campos. Como juiz, resolve litígios entre indivíduos ou empresas. Para isso, ele analisa as disputas e os conflitos com base no que está estabelecido na Constituição e regulamentado pelas leis. Há duas carreiras distintas para o bacharel: ele pode atuar como advogado ou seguir a carreira jurídica. Para ser advogado é preciso passar em exame da OAB. Já o candidato a juiz, promotor ou delegado de polícia tem de prestar concurso público. Para se tornar juiz, é necessário ter ainda dois anos de inscrição na OAB como advogado.

Perfil do Egresso
O perfil profissional a ser formado no Curso de Direito será fruto da preocupação com sua competência como homem político e social, integrado internamente, voltado a fazer sua história, reconstruindo-se permanentemente e construindo sua cultura.

Para tanto, o Curso de Direito está centrado em duas perspectivas complementares: de um lado, a formação teórica sólida, espalhada na dimensão transdisciplinar de saberes, o que ocorre a partir da inserção de componentes curriculares como Filosofia, Sociologia, Economia Aplicada ao Direito, Ciência Política e Teoria Geral do Estado, Hermenêutica, Psicologia Aplicada ao Direito, Antropologia e Direito, dentre outras; de outro lado, a apreensão crítica e construtiva do direito, manifestada no conhecimento técnico do instrumental jurídico destinado às relações entre Estado e sociedade, dos sujeitos e das pessoas, mediante uma hermenêutica prospectiva e atualizadora dos espaços públicos e privados.

Dotado desta formação interdisciplinar, que contempla atividades de ensino, pesquisa e extensão, o graduando deverá, ao final do curso, apresentar o aporte técnico e crítico que o possibilite atuar nas várias carreiras jurídicas: advocacia, magistratura, Ministério Público, magistério ou na pesquisa de cunho científico, bem como em tantas outras opções que se apresentam aos bacharéis em direito.

Sua dedicação, o estudo constante e a sensibilidade humana e social serão traços marcantes na formação deste profissional. Do ponto de vista intelectual, ele deverá possuir capacidade de análise de textos e de conceitos. Considerando fundamentais ainda, a disposição para ler e possuir as habilidades de redigir e falar em atos públicos.