Mantenedora

Matipó • palavra que veio dos indígenas. Isto porque o local onde foram construídas as primeiras casas, os mesmos plantavam milho e depois de beneficiados os produtos eram chamados pelos índios de Mach-Poo que quer dizer “Milho em pó”.

A cidade de Matipó possui uma área de 277 km2 e altitudes máxima e mínima de 989 e 660 metros, respectivamente, e está localizada na bacia do Rio Doce, onde a economia se divide principalmente em duas fontes de alimentação: criação de gado e plantio da cana-de-açúcar; e lavouras de café.

Matipó limita-se com os municípios de Abre Campo, Caputira, Manhuaçu, São João do Manhuaçu, Santa Margarida e Pedra Bonita, e está em uma região de relevo cuja topografia possui 20% de áreas planas, 35% de áreas onduladas e 45% de áreas montanhosas. A posição da sede do município é latitude 20º17’00 e longitude WGr 42º20’30.

A família Gardingo, constituída pelo patriarca Sr. Henrique Gardingo Neto, pela matriarca Sra. Alice Muratori Gardingo e seus treze filhos, moradores da cidade de Matipó • MG, iniciaram desde muito cedo o trabalho nas lavouras de café da região. Sem muitos recursos à época, pelo trabalho intenso, tiveram uma carreira de sucesso administrativo e, atualmente, são empresários atuantes no ramo de cafeicultura, exportação de café, criação de gado de leite e corte, além de serem proprietários de diversos estabelecimentos comerciais e/ou industriais na região.

Conhecedor dos problemas sociais de sua cidade natal, o Sr. João Gardingo deu início ao principal projeto de sua vida: a implantação de uma instituição de educação superior em sua cidade. E, para tanto, foi criada a Faculdade Vértice • Univértix, totalmente construída com recursos próprios. Uma obra projetada exclusivamente para abrigar uma faculdade, que iniciou suas atividades em fevereiro de 2008.

Sua mantenedora é a SOEGAR • Sociedade Educacional Gardingo Ltda., com sede social à Rua Bernardo Torres, nº 180, no Bairro do Retiro, em Matipó, Minas Gerais, endereço que também é a sede da Faculdade Vértice • Univértix.

Matipó é uma cidade essencialmente agrícola, sendo o café seu principal produto, participando também de sua economia a pecuária e o comércio, porém com menor sustentabilidade.