A Faculdade UNIVÉRTIX possui o compromisso com a tarefa de ser a transmissora de novos conhecimentos, principalmente por meio do incentivo à Iniciação Científica e é coordenada pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPEX).

A Iniciação Científica da Faculdade UNIVÉRTIX é importante para proporcionar aos acadêmicos bases sólidas, tanto para alcançarem a aprovação em seus trabalhos acadêmicos como desenvolverem habilidades científicas.

Engajada em seu compromisso de oferecer ensino de qualidade, a UNIVÉRTIX tem caminhado para que a sua história de produção científica seja gradativamente consagrada.

Além disso, a Faculdade UNIVÉRTIX trabalha para que o ensino, a pesquisa e a extensão sejam indissociáveis, isto é, a fim de que eles se constituam o tripé a sustentar esta instituição de ensino superior.

Toda a Pesquisa na Faculdade UNIVÉRTIX é submetida à apreciação dos Comitês de Ética em Pesquisa – CEP. O CEP é responsável pela avaliação ética dos projetos de pesquisa, pela informação e educação de seus integrantes e da comunidade quanto a sua função no controle social.

Os Comitês de Ética da Faculdade Univértix defendem os interesses dos sujeitos e a integridade e dignidade destes e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro dos padrões éticos.

Na Faculdade UNIVÉRTIX a pesquisa se desenvolve ativamente através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/FAPEMIG/UNIVÉRTIX), do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC/UNIVÉRTIX), dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e dos Grupos de Estudo (GE).