Direito

Campus Três Rios/RJ

Duração: 5 anos/10 períodos
Turno: Noturno
Campus: Três Rios/RJ

Perfil do curso

O Direito é a ciência que cuida da aplicação das normas jurídicas vigentes em um país, para organizar as relações entre indivíduos e grupos na sociedade. Zelar pela harmonia e pela correção das relações entre os cidadãos, as empresas e o poder público é a função do bacharel em Direito. Como advogado, defende os interesses do cliente em diversos campos. Como magistrado, resolve litígios entre indivíduos ou empresas. Para isso, ele analisa as disputas e os conflitos com base no que está estabelecido na Constituição e regulamentado pelas leis. Há duas carreiras distintas para o bacharel: ele pode atuar como advogado ou seguir a carreira pública. Para o exercício da advocacia é necessária aprovação em exame da OAB. Já o candidato a magistratura, promotoria, defensoria pública ou delegado de polícia, tem de prestar concurso público, respeitando em alguns casos, o tempo mínimo de exercício de função na área jurídica.

Perfil do egresso

O perfil profissional a ser formado no Curso de Direito será fruto da preocupação com sua competência como homem político e social, integrado internamente, voltado a fazer sua história, reconstruindo-se permanentemente e construindo sua cultura.

Para tanto, o Curso de Direito está centrado em duas perspectivas complementares: de um lado, a formação teórica sólida, espalhada na dimensão transdisciplinar de saberes, o que ocorre a partir da inserção de componentes curriculares como Filosofia, Sociologia, Economia Aplicada ao Direito, Ciência Política e Teoria Geral do Estado, Hermenêutica, Psicologia Aplicada ao Direito, Antropologia e Direito, dentre outras; de outro lado, a apreensão crítica e construtiva do direito, manifestada no conhecimento técnico do instrumental jurídico destinado às relações entre Estado e sociedade, dos sujeitos e das pessoas, mediante uma hermenêutica prospectiva e atualizadora dos espaços públicos e privados.

Dotado desta formação interdisciplinar, que contempla atividades de ensino, pesquisa e extensão, o graduando deverá, ao final do curso, apresentar o aporte técnico e crítico que o possibilite atuar nas várias carreiras jurídicas: advocacia, magistratura, Ministério Público, magistério ou na pesquisa de cunho científico, bem como em tantas outras opções que se apresentam aos bacharéis em direito.

Sua dedicação, o estudo constante e a sensibilidade humana e social serão traços marcantes na formação deste profissional. Do ponto de vista intelectual, ele deverá possuir capacidade de análise de textos e de conceitos. Considerando fundamentais ainda, a disposição para ler e possuir as habilidades de redigir e falar em atos públicos.

Prof. Dsc. Frederico Pereira da Silva

Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad del Museo Social Argentino (2018). Especialista em Direito Constitucional pela UNESA (2013). Especialista em Direito Civil e Processo Civil pela FEADMG. Graduado em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis (2005). Advogado regularmente inscrito na OABRJ desde 2006. Foi professor da Universidade Estácio de Sá de 2014 a 2016. Mediador presencial da Universidade Federal Fluminense, mediante aprovação em processo seletivo desde 2016, atuando no Curso de Segurança Pública e Social, lecionando as disciplinas de Oficina de textos em segurança pública e social I, Oficina de textos em segurança pública e social III, Modelos e instituições de segurança pública em perspectiva comparada. Professor da Faculdade Vértix Trirriense desde 2016, lecionando as disciplinas: Socioantropologia: para os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Farmácia; Introdução ao Direito: para os cursos de Administração e Ciências Contábeis. Introdução ao Estudo do Direito I e Direito Constitucional I (Teorias da Constituição) para o curso de Direito. Atualmente é coordenador da Fundação Cesgranrio, responsável pelos eventos ENCCEJA, ENEM e ENADE. Na Fundação Getúlio Vargas – FGV, atua como representante jurídico nos Exames Unificados de Ordem desde 2009.  Atuou como conselheiro do COMDEMA (Conselho Municipal de Meio Ambiente) – Petrópolis/RJ, representando as instituições de ensino superior comprometidas com o meio ambiente. Como discente do curso de Direito, participou de grupos de iniciação científica, tendo seu trabalho de conclusão de curso publicado pela IES. Integra o comitê de projetos e pesquisas da Faculdade Vértix Trirriense, com diversos trabalhos publicados.

Conheça mais sobre nossos cursos