ORIENTAÇÕES PARA VOLTA ÀS AULAS NESTE SEGUNDO SEMESTRE NA UNIVÉRTIX

Of: 009/2020 Matipó, 26 de julho de 2020

Assunto: Retorno as aulas na Univértix no 2º semestre.

Prezado(a) Acadêmico(a), Perto do início do próximo semestre letivo, queremos levar-lhe informações sobre como a Univértix se organiza para que possamos retornar no próximo semestre (2/2020) às nossas atividades presenciais, dentro do que for indicado e permitido pelas autoridades públicas e dentro de condições de segurança para todos. Tudo indica que nosso retorno ao semestre 02/2020 será gradativo e pressupõe, em linhas gerais, que as disciplinas práticas serão presenciais em breve, garantidas as regras de distanciamento social, cuidados de higiene e protocolos de segurança, enquanto que as disciplinas teóricas serão remotas, voltando a ser presenciais numa próxima etapa de liberação das regras de distanciamento social, mas especialmente com o sucesso da vacinação em massa. Mas isso não acontecerá de imediato. Importa saber que, tão logo nos seja permitido, a Univértix estará pronta para retomar normalmente todas suas atividades com total segurança.

Durante os últimos meses constituímos um comitê para estudar todos os aspectos que envolvem a prevenção dessa pandemia, e estamos permanentemente avaliando e acompanhando os casos em nossa cidade e Estado. Nesse planejamento, consideramos as variáveis possíveis e temos certeza de que poderemos contar com o engajamento e envolvimento de todos para dar prosseguimento aos seus estudos. Muito importante não desperdiçar esse precioso momento de estudos e continuar perseguindo seus sonhos e ideais. Você receberá em breve os esclarecimentos e orientações a respeito da volta às aulas presenciais.

Nesse momento as aulas retornarão dia 10 de agosto de 2020 de forma remota e tão logo seja possível estaremos inserindo aulas presencias (dependendo do quadro da pandemia em nosso Estado). Você deve ter ideia que a montagem semestral da grade de horários dos cursos, em função do enorme conjunto de variáveis que envolve, é sempre um desafio. Nesse sentido, as coordenações dos cursos e respectivos NDEs (Núcleos Docente Estruturantes) atuaram para que as disciplinas práticas (presenciais), inicialmente nos cursos da Saúde, sejam alocadas de modo concentrado em dias específicos da semana para evitar excesso de deslocamentos dos alunos e dos docentes. Isso permitirá que, de modo bem estratégico, consigamos garantir a alunos e professores, condições seguras de trabalho e que possamos passar do ensino remoto à total normalidade de nossas operações.

Precisamos que saibam, que todas as possibilidades estão sendo avaliadas e que a garantia do cumprimento das ementas e conteúdos práticos necessários a sua formação estão garantidos. Por isso mesmo, esta mensagem também é para agradecer-lhe por ter oportunizado, juntamente com nossos professores, um semestre letivo tão produtivo e juntos termos conseguido superar a pior fase dessa pandemia. A capacidade adaptativa e flexibilidade diante aos desafios também são expertises indispensáveis ao profissional e cidadão contemporâneo. É preciso dizer, por justiça, que o coronavírus não parou a Univértix em nenhum momento.

Nossos mais de 200 professores e 3 mil alunos de graduação, deram exemplarmente conta do recado. Apesar do acentuado grau de desafios e dificuldades enfrentados, não são poucos e nem pequenos os elogios de estudantes e docentes à qualidade do que, juntos, construímos nesses últimos meses, com o domínio de novas tecnologias e o uso das ferramentas remotas, que foram se incorporando a nossas rotinas. Mas, seu curso é de regime presencial e deve acontecer no espaço físico das salas de aula, nos laboratórios, estágios, clínicas etc.

Esse é nosso maior desejo e temos certeza que compartilha desse sentimento. Tão logo seja possível e seguro retornaremos presencialmente. Queremos muito que isso volte a acontecer de modo pleno muito em breve. Mas, ao mesmo tempo, não podemos esquecer que o cuidado com a saúde de todos é responsabilidade de cada um, por tanto, não podemos deixar de seguir as recomendações dos órgãos competentes.

Desde já sinta-se convidado a renovar seus laços conosco, com nosso compromisso de que a Univértix atua intensamente e o tempo todo tentando garantir a você uma formação de excelência, mesmo nesse momento de extrema excepcionalidade. Temos trabalhado para que você não seja prejudicado na continuação de seus estudos, e prossiga fazendo-o com muita qualidade. Importante destacar, que mesmo havendo conteúdos práticos a serem cumpridos, os mesmos serão feitos ao longo de 2020 e até durante 2021 (se necessário), conforme a legislação permitir e orientar.

Reforçamos nosso pedido para que, em casos de dúvidas ou quaisquer outras inquietações, busque esclarecimentos pelos canais de informação da Univértix e converse com seu coordenador ou diretor. Nesse momento, em especial, devem prevalecer as informações corretas. Esperamos revê-lo em breve em nossos corredores, salas de aula, laboratórios, auditórios, restaurantes, e em todos os espaços que foram concebidos para abrigar uma instituição de ensino superior.

Até lá, vamos seguir juntos, com coragem e prudência, na alegria e vigor de nossa vida acadêmica.

Professor Lucio Sleutjes Diretor Geral da Univértix

Previous
Next