“A PEÇA QUE FALTA”. NAPE, CURSO DE PSICOLOGIA E LIGA DE PSICOPATOLOGIA REALIZAM MOVIMENTO DE INCLUSÃO.

Na noite desta terça-feira, dia 02, em uma ação coletiva do NAPE, alunas da Ênfase em Processos Educativos do curso de Psicologia e a Liga de Psicopatologia do Centro Universitário Univértix, promoveram uma experiência de capacitação, reflexão e inclusão sobre o Transtorno do Espectro Autista – TEA,  para os alunos dos primeiros períodos dos cursos de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Nutrição e Psicologia.

Segundo site do Ministério da Saúde, o TEA é um transtorno complexo e mais corriqueiro do que se pensa, mais comum em crianças que AIDS, câncer e diabetes juntos. Atualmente, o número mais aceito no mundo é a estatística do CDC (Center of Deseases Control and Prevention), órgão do governo dos Estados Unidos: uma criança com autismo para cada 36. Estima-se que esse número possa chegar a 2 milhões de autistas no país. Com as políticas públicas voltadas para o TEA e uma longa história de luta pela inclusão, hoje a população TEA tem conquistado seu lugar de fala e é uma realidade no mundo acadêmico: como instituição inclusiva, o Centro Universitário Univértix recebe universitários TEA´s, o que torna ainda mais necessário repensarmos nossas práticas e ações para que uma inclusão genuína e real seja possível.

Neste sentido, orientados pelo Psicólogo e Supervisor do Estágio Específico, Esp. Sirlon Martins e sob a coordenação da Psicóloga do NAPE e Coordenadora do Curso de Psicologia, Ms. Janine Lopes Carvalho, “A Peça que Falta” foi a além de uma palestra: foram realizadas vivências em diferentes dimensões que proporcionaram aos acadêmicos reflexões sobre ações cotidianas que podem representar atos de exclusão, sobre percepções sensoriais a partir da perspectiva de pessoas com TEA. Informações pautadas no DSM V, conhecimentos sobre as políticas públicas voltadas para o TEA e as principais características do transtorno foram abordas em uma linguagem acessível, levando os universitários a iniciarem sua formação com um olhar voltado para ações humanizadas na vida pessoal e profissional.

Informações sobre o evento, sobre o Transtorno do Espectro Autista e orientações importantes para uma boa relação com pessoas com TEA foram organizadas pela LIGA de Psicopatologia e pelas acadêmicas da Ênfase em Processos Educativos do curso de Psicologia e podem ser acessadas pelo QR-Coude abaixo:

“A PEÇA QUE FALTA”. NAPE, CURSO DE PSICOLOGIA E LIGA DE PSICOPATOLOGIA REALIZAM MOVIMENTO DE INCLUSÃO.
Previous
Next