Dia Mundial do Rim é comemorado em ação social realizada por Professores e Estudantes de Medicina da Univértix.

O Dia Mundial do Rim ocorreu em 09 de março de 2023 e várias ações foram programadas para abranger o maior número de pessoas, desde governantes, legisladores, educadores, profissionais de saúde e, principalmente, a população em geral.

No dia 11 de março de 2023 (sábado), das 09 às 13 horas, em comemoração ao Dia Mundial do Rim, a Liga Acadêmica de Medicina Intensiva – Univértix (L.A.M.I.U) esteve presente na Praça Padre Fialho, na cidade de Matipó – Minas Gerais para realização do Projeto: “Saúde dos rins e exame de creatinina para todos”. O projeto teve como responsáveis, o Professor, Coordenador da L.A.M.I.U e Médico Nefrologista, Dr. Gabriel Paiva e a Médica Nefrologista, Dra. Márcia Mendes, que são docentes do Curso de Medicina do Centro Universitário Univértix.

Dentre as atividades realizadas, podemos citar: – Orientação de mudança de estilo de vida; prevenção de doenças renais; orientação quanto aos cuidados gerais da saúde, aferição pressão  arterial; aferição da glicemia capilar; distribuição de panfletos explicativos; coleta de exame de sangue em parceria com laboratórios de análises clínicas; avaliação de exame de urina- fita reagente; avaliação do IMC – índice de massa corporal; coleta de dados; motivação quanto a importância de atividade física, redução do peso e controle do diabetes; orientação quanto a importância da realização de exames, principalmente a creatinina; orientação quanto a importância de buscar apoio médico..

Por meio dessa prática, Professores e Estudantes orientaram, alertaram e informaram à população sobre a saúde dos rins, sobretudo sobre a Doença Renal Crônica (DRC) e suas consequências, como a hemodiálise. Foram distribuídos panfletos, e uma breve explicação do funcionamento da máquina de diálise, que esteve exposta durante o evento.

Os Estudantes e os Professores tiveram muito bom retorno da população. O evento teve grande adesão do público que se mostrou preocupado com a sua saúde renal.

Dia Mundial do Rim é comemorado em ação social realizada por Professores e Estudantes de Medicina da Univértix.
Previous
Next