“Congresso CAMU: a Medicina além do básico” acontece na Univértix, com grande participação acadêmica.

Nos dias 23 e 24 de março de 2023, aconteceu o “Congresso CAMU: a Medicina além do básico”, evento promovido pelo Centro Acadêmico de Medicina Univértix, com o apoio da Coordenação do Curso de Medicina e do Centro Universitário Univértix.

O evento teve como objetivos: oferecer aos estudantes uma compreensão da medicina para além da graduação; buscar uma visão crítica e humanizada da prática clínica e do saber médico; promover a formação complementar, as atualizações de estudos e o debate sobre o cenário profissional e de formação médica.

Durante a abertura estiveram presentes os integrantes do CAMU, o Presidente da Mantenedora SOEGAR, Sr. João Batista Gardingo, o Reitor do Centro Universitário Prof. Dr. Lucio Flavio Sleutjes e a Pró-reitora de Pesquisa e Extensão Profa. M.Sc. Kelly A. Nascimento.

No primeiro dia do evento ocorreu a palestra do Dr. Ricardo Rocha Bastos, que abordou sobre o tema “Medicina e a divergência de agendas – o mal do século”, que nos presenteou os participantes com uma apresentação impecável, com direito a voz e violão ao final, com a música “Tempo Rei” de Gilberto Gil, deixando uma mensagem emocionante sobre nossa missão em transformar as velhas formas do viver.

O Dr. Ricardo Rocha Bastos é médico e professor de medicina. especializado pela Universidade de Liverpool; Professor de Clínica Médica, aposentado, da Universidade Federal de Juiz de Fora, autor dos livros de educação médica: “Método Clínico” e “Já pensou se fosse assim?”.

No segundo dia do evento, ocorreu a apresentação da Sra. Deborah Crysttina Pereira da Silva,  que abordou o tema “A Atenção Diferenciada no Subsistema de Saúde Indígena”, nos mostrando a importância da consciência cultural, entendendo a diversidade de realidades e a necessidade em respeitar os conhecimentos dos povos originários e da sua medicina tradicional, oferecendo um cuidado integral e equânime.

A Sra. Deborah Crysttina Pereira da Silva é Graduada em Direito pela Faculdade Vianna Júnior, Especialista em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Mestranda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora, e pesquisadora em políticas públicas e direitos indígenas.

Tivemos também a palestra da Dra. Tainara Sales Miranda e do acadêmico de Medicina, Fábio Henrique da Silveira Peixoto, que abordaram o tema “o currículo médico na graduação”, mostrando as atividades acadêmicas e extracurriculares mais frequentes nos editais de residência.

A Dra. Tainara Sales Miranda é Médica, Graduada pelo Centro Universitário de Caratinga.

Parabenizamos ao CAMU pela organização do evento, que teve excelente participação dos Estudantes de Medicina, os quais presenciaram debates tão relevantes na área da Medicina.

“Congresso CAMU: a Medicina além do básico” acontece na Univértix, com grande participação acadêmica.
Previous
Next