Avaliação do Pé Diabético: Aula Prática da Disciplina Saúde do Adulto e Idoso I

O pé diabético é reconhecido como uma das complicações crônicas mais recorrentes e incapacitantes relacionadas ao Diabetes Mellitus (DM) decorrentes da neuropatia e da doença arterial obstrutiva periférica, podendo levar à ulceração, infecção, osteomielite e, consequentemente, amputação.

O número crescente de pessoas com pé diabético configura um grave problema de saúde pública mundial, impactando socioeconomicamente na redução significativa da qualidade de vida e elevada mortalidade.

Há necessidade de mudança no paradigma de cuidados às pessoas com DM, priorizando a prevenção das úlceras e sua recorrência, ao invés do tratamento das lesões e deformidades já instaladas.

A capacitação dos profissionais que atuam nos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS) para gerenciar os fatores envolvidos na etiologia dessas lesões, pode mudar significativamente esta realidade.

Os alunos do 4/5º período do curso de Enfermagem na Univértix, através da disciplina de Assistência de Enfermagem à Saúde do Adulto e do Idoso I, sob supervisão da profa. M. Sc. Renata Pieroti, tiveram oportunidade de passar por este processo de formação durante as aulas no decorrer do semestre através da realização de práticas para avaliação e investigação do pé diabético, alinhando o conhecimento técnico científico com aulas práticas sobre: inspeção, palpação, teste da sensibilidade tátil (Monofilamento de 10g) e sensibilidade motora (Diapazão 128Hz de frequência).

Previous
Next