Estudantes de Medicina em visita técnica à APAC-Caratinga

No dia 27 de novembro de 2022, os Estudantes do Curso de Medicina, integrantes da Liga Acadêmica Interdisciplinar de Psiquiatria e Saúde Mental realizaram uma visita técnica à APAC – Caratinga. O embarque com destino à referida instituição foi realizado às 11:45 horas na cede do Centro Universitário Vértice de Matipó. Durante a chegada, as portas do centro de recuperação ao
condenado foram abertas por um dos recuperandos, conforme a tradição local.
A recepção foi realizada pelo responsável João e o psicólogo Yan. Foram passados além das boas vindas, informações sobre o funcionamento da APAC e comportamento diante aos recuperandos. Conforme a avaliação do vestuário, João solicitou a troca de calça à duas ligantes da LAIPSAM, para essa, foram fornecidas calças confeccionadas pelos próprios recuperandos.

Em seguida deu-se início a visita para conhecer a estrutura local. A APAC Caratinga é dotada de salas de aula cobrindo todos os níveis de escolaridade, do ensino fundamental ao médio. Salas equipadas com computadores também foram presenciadas, as quais dispõem como finalidade o acompanhamento das aulas de ensino superior realizada por alguns dos recuperandos.

A visitação sucedeu com a apresentação das celas, e a organização local foi assistida por todos os membros da LAIPSAM. Com o convite de João, um dos recuperandos pronunciou sobre o impacto da APAC no seu crescimento pessoal. Ao ser questionado, uma breve comparação entre o sistema prisional comum e a APAC foi apontada, tendo com um dos maiores obstáculos do sistema comum a superlotação.

Em seguida foi apresenta a biblioteca, a qual dispõe de um acervo com amplos exemplares. A capela e a barbearia também foram visitadas. Em seguida sucedeu a visita a sala de laborterapia, onde foram presenciados tapetes, forros, sousplat e roupas de crochê confeccionadas peles recuperandos, além de inúmeras esculturas feitas com palitos.

Da mesma forma, o setor de confecção de roupas foi apresentado, assim como alguns de seus produtos. A qualidade foi fonte de grandes elogios feitos pelos membros da LAIPSAM. Após o conhecimento sobre a estrutura e o funcionamento da APAC, a interação com os recuperandos foi realizada no salão de eventos. A equipe LAIPSAM foi recebida com música e oração. De forma breve, a presidente Maria Helena e a vice-presidente Lois apresentaram a liga e os objetivos do projeto “Liberta Mente”. Em seguida o diretor do projeto, professor Vitor Soares deu início a interação abordando sobre a importância da saúde mental. No momento seguinte foi questionado aos recuperandos o motivo pelo qual eles têm forças para levantar todos os dias. Muitos se manifestaram, possibilitando um momento de muita reflexão e emoção a todos que estavam presentes.

A apresentação se encerrou com o agradecimento e a participação de todos os membros da LAIPSAM. Durante a saída, foi apresentada a padaria e a pizzaria da APAC, a qual é comandada pelos recuperandos. Participaram da visita 21 pessoas, sendo eles os membros da diretoria, o professor e os ligantes, se encerrando às 17h.

Estudantes de Medicina em visita técnica à APAC-Caratinga
Previous
Next