Liga Acadêmica de Medicina Intensiva promove a Roda de Conversa: “Da Graduação à Residência Médica e a Jornada da Terapia Intensiva”.

Aos 22 de fevereiro de 2022, às 19h, a Liga Acadêmica de Medicina Intensiva da Faculdade Univértix – LAMIU realizou a sua primeira aula teórica intitulada: “Roda de Conversa: Da Graduação à Residência Médica e a Jornada da Terapia Intensiva” ministrada pela Profa. Lorena Nascimento Caldas, Coordenadora de Ensino da LAMIU.

A atividade ocorreu nas dependências do Complexo de Saúde da Univértix e contou com a presença de 36 acadêmicos do Curso de Medicina. A Presidente, Maria Carolina Avelar, agradeceu a presença de todos os participantes e em seguida passou a palavra para a palestrante.

Dra. Lorena, para dar início à aula, concedeu a oportunidade para que todos os partícipes se apresentassem enunciando seu nome, sua cidade de origem e o período que está cursando. Posteriormente, em um momento de descontração, conduziu a chamada “Dinâmica dos Sonhos”.

Para iniciar a temática abordada, a convidada elucidou sobre o Enare (Exame Nacional de Residência), apresentando as Instituições que aderiram ao programa, bem como algumas das questões cobradas nas últimas provas. Além disso, foi discutido a respeito da análise curricular para pontuação na Residência Médica. A oradora abordou, também, a importância de um planejamento de curto, médio e longo prazo na trajetória entre a Graduação e a Residência.

Durante a aula foram expostos e discutidos casos clínicos com o fito de enriquecer ainda mais o conhecimento acerca do tema proposto. A palestrante esclareceu sobre a Medicina Intensiva apontando questões como: definição e tipos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), procedimentos invasivos e exames complementares, patologias mais prevalentes e principais infecções hospitalares, habilidades e competências do médico intensivista e os desafios encontrados na profissão.

A convidada deixou aberto para perguntas durante toda a roda de conversa, havendo bastante adesão dos alunos, e encerrou a aula agradecendo o convite da Liga e a todos os ouvintes. Ao final, a palestrante foi presenteada com uma singela lembrança em nome de toda a diretoria da LAMIU.

A Liga Acadêmica de Medicina Intensiva agradece a Profa. Dra. Lorena Caldas pela oportunidade e grande contribuição, bem como o apoio contínuo da Faculdade Vértice – Univértix.

Previous
Next