Curso de Educação Física da Univértix Matipó realiza Apresentação de Ginástica Geral nesta quinta-feira, 02/12

Amanhã, 02/12/2021, será realizada a Apresentação de Ginástica Geral. Uma iniciativa dos Professores Marcelo Maia Costa e Joana Martins Andrade.

Os Professores planejam realizar um evento que possa envolver toda comunidade acadêmica do curso de Graduação em Educação Física e também dos demais cursos da instituição. O evento também será utilizado como um dos critérios avaliativos dos conteúdos abordados, através do envolvimento e participação dos acadêmicos nas seguintes disciplinas:

Metodologia de ensino da ginástica artística e Metodologia de ensino da ginástica rítmica, cujas ementas contemplam os seguintes tópicos: Origem, evolução e ginástica rítmica escolar. Características fundamentais do movimento em Ginástica Rítmica. Terminologia específica. Considerações sobre o processo ensino-aprendizagem na Ginástica Rítmica. Introdução aos aparelhos da Ginástica Rítmica. Mãos livres. Bola. Corda. Fita. Arco. Elaboração de exercícios individuais e de conjunto. Noções básicas do Código de Pontuação. Origem e evolução da ginástica artística. Fundamentos da ginástica artística no solo. Fundamentos da ginástica artística em aparelhos. Noções básicas do código de pontuação e arbitragem na ginástica artística. Os objetivos das disciplinas são: Proporcionar ao acadêmico a importância do domínio do próprio corpo, o conhecimento dos aparelhos em diversas formas de manusear bem como a percepção rítmica musical; Utilizar os conhecimentos adquiridos para melhorar o desenvolvimento do domínio cognitivo, afetivo-social, motor e rítmico das crianças; Oportunizar ao acadêmico o desenvolvimento de aulas criando coreografias individuais ou em conjunto; e conhecer a pontuação básica da ginástica rítmica; Reconhecer a evolução das práticas pedagógicas no contexto sócio-histórico-cultural da ginástica artística para compreender o processo ensino e aprendizagem da mesma; Identificar as formas de segurança nos exercícios da ginástica artística durante a sua prática pedagógica; Observar aulas de ginástica artística no contexto de ensino para compreender a intervenção pedagógica; e Elaborar plano de aula a fim de compreender os sentidos e significados da ginástica artística.

Para realização do evento serão utilizadas as infraestruturas da Faculdade (Complexo Poliesportivo), contando com a participação dos acadêmicos de Educação Física. Os acadêmicos do 6º e 8º Períodos sob supervisão e direcionamento dos professores participarão diretamente da organização de toda a estrutura e apresentação do evento, reforçando a abordagem teórica e prática apresentada pelas disciplinas ao logo de todo semestre letivo.

Previous
Next