Faculdade Univértix retoma às aulas presenciais. Confira a alocação dos cursos.

A Univértix em reunião ordinária de seu Conselho de Ensino na tarde da última quarta-feira (01/09/2021), acompanhando os dados Epidemiológicos e as orientações do Programa Minas Consciente, definiu as normas para a volta consciente das aulas presenciais a partir do dia 13 de setembro de 2021. As normas esclarecem as rotinas a serem implementadas e garantem a gravação das aulas para os alunos que por diferentes motivos não puderem comparecer presencialmente as mesmas.

Os desafios da sociedade com a pandemia

A pandemia da Covid-19 trouxe consigo desafios para toda a sociedade, causou impactos para as políticas públicas e muitas incertezas em relação aos desdobramentos das políticas de saúde.

Na educação, o efeito tempestivo da suspensão das aulas fez com que professores e alunos tivessem que se ajustar rapidamente às novas formas de ensinar e aprender.

O uso das tecnologias para as aulas remotas e a retomada das aulas presenciais

O uso das tecnologias e as aulas remotas emergiram como alternativas para dar seguimento às atividades escolares.

Agora, tanto no Brasil quanto em diferentes países, há um movimento de retomada das aulas presenciais, justificado pela importância da educação escolar para o desenvolvimento intelectual, social e emocional dos jovens e das famílias.

Nesse sentido, é necessário preparar a comunidade acadêmica (alunos, professores, gestores, famílias e sociedade) para novas práticas a partir das perspectivas científicas sobre os cuidados de prevenção, promoção e reabilitação em saúde.

O cuidado com a COVID continua

Entre as recomendações para evitar a disseminação do novo coronavírus está o uso de máscaras por estudantes e profissionais que atuam na Univértix e higienização das mãos com água e sabão ou com álcool em gel.

Também é sugerido um distanciamento mínimo de 1 metro entre as pessoas. Áreas comuns devem ser evitadas ou deverão manter este afastamento, como bibliotecas, pátios, restaurantes e quadras.

As salas de aula e laboratórios foram reorganizadas com número de carteiras compatíveis com o afastamento e não devem ser mudadas de posição durante a aula.

É orientado aos alunos que não utilizem o bebedouro, sem a higienização das mãos, utilizem copos próprios, preferindo levar água de casa. Também deve-se evitar o compartilhamento de materiais.

Os cuidados da Univértix com a pandemia

O setor de Recursos Humanos da Univértix reforçou a higienização dos seus espaços. Professores e gestores devem buscar manter os ambientes ventilados, com portas e janelas abertas durante as atividades.

Se um acadêmico demonstrar sintomas de covid-19, deve procurar um posto de saúde (Centro de COVID na Policlínica).

Destacamos a importância de uma comunicação constante entre gestores, trabalhadores da educação, estudantes e familiares como forma de divulgar as ações de prevenção e facilitar a sua execução.

As medidas gerais para professores, alunos e profissionais trazem atenções e cuidados com a saúde de todos:

  1. Usar máscara, obrigatoriamente;
  2. Cobrir nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos, nos casos de tosse e espirros;
  3. Lavar frequentemente as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou higienizar com álcool em gel 70%;
  4. Não cumprimentar com aperto de mãos, beijos e abraços;
  5. Respeitar o distanciamento de pelo menos 1 metro;
  6. Não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos e talheres, nem materiais didáticos, brinquedos ou jogos;
  7. Não compartilhar celulares, assim como evitar o uso em ambientes sociais, cuidando de higienizar frequentemente os aparelhos.

Alocação dos cursos no Campus Centro e Complexo de Saúde

Univértix Centro

  • Administração
  • Agronomia
  • Ciências Contábeis
  • Direito
  • Educação Física
  • Engenharia Civil
  • Engenharia Mecânica
  • Cursos Técnicos

Complexo de Saúde

  • Enfermagem
  • Farmácia
  • Medicina
  • Medicina Veterinária
  • Odontologia
  • Psicologia

Direção da Univértix, sempre em consonância com as fases apresentadas pela Secretaria de Saúde e Ministério da Saúde.

Previous
Next