Professores do curso de Medicina da Univértix participam de oficina sobre metodologias ativas de aprendizado

Nos dias 01 e 02 de outubro de 2021, os Professores do Curso de Medicina da Faculdade Vértice – Univértix participaram de uma Oficina de Desenvolvimento Docente, com a temática: “Metodologias ativas de aprendizado: aprender para o futuro”, ministrada pela Profa. D. Sc. Oscarina da Silva Ezequiel, docente responsável pelo Núcleo de Apoio as Práticas Educativas da Faculdade de Medicina da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora).

O objetivo da oficina foi conhecer os fundamentos e aplicações das estratégias ativas de aprendizado na formação médica; bem como compreender o processo de aprendizado do adulto; vivenciar metodologias ativas de aprendizado; além de refletir sobre a escolha das metodologias ativas de aprendizado, a partir da definição da concepção pedagógica que norteia o Projeto Pedagógico de Curso de Medicina.

Profa. Oscarina lembrou que as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Medicina de 2014 indicam a construção de currículo por competências, voltado a trabalhar o desenvolvimento de atributos cognitivos, psicomotores e afetivos, os quais combinados, ensejam distintas maneiras de realizar, com sucesso, tarefas essenciais e características de determinada prática profissional.

Em seguida, propôs uma reflexão sobre como o adulto aprende. Citou que Eduard Lindeman em “The Meaning of Adult Education” (1926) já dizia que adultos são motivados a aprender à medida que experimentam que suas necessidades e interesses serão satisfeitos, logo: a orientação do adulto está centrada na realidade; a experiência é a mais rica fonte de aprendizagem; adultos têm necessidade de serem auto-dirigidos; as diferenças individuais crescem com idade.

No dia 01/10/2021 (sexta-feira), o curso ocorreu entre as 08 e 16 horas com os Professores, com aula expositiva dialogada e experimentação de métodos ativos com pequenos grupos. E das 16 às 17 horas, Profa. Oscarina teve um encontro com os Representantes de Turmas do 2º e 4º períodos do Curso de Medicina, com o intuito de promover uma sensibilização dos estudantes para melhor receptividade à proposta de utilização de metodologias ativas. Já no dia 02/10/2021 (sexta-feira), os Professores experimentaram a aplicação do TBL TBL (do inglês Team-Based Learnig – Aprendizagem Baseada em Equipes), assumindo a condição de estudantes e esclarecendo suas dúvidas em cada passo da atividade.

Ao final da oficina, o Coordenador do Curso de Medicina, Dr. Flávio Takemi Kataoka agradeceu a Profa. Oscarina por compartilhar seus conhecimentos e experiências e avaliou que, os participantes certamente se sentirão habilitados em desenvolver novas e contextualizadas formas de promover o ensino médico, com a utilização das metodologias ativas apresentadas.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no email
Email

Deixe um comentário