LABORATÓRIOS DO COMPLEXO DE SAÚDE

Os Laboratórios são caracterizados como uma unidade complementar ao ensino do Curso de Odontologia da Faculdade Vértice – Univértix, tendo como finalidade básica servir de apoio didático-pedagógico aos acadêmicos, além de fornecer aos discentes e docentes um local para pesquisa e desenvolvimento de trabalhos acadêmicos. As atividades práticas acontecem desde o primeiro semestre do curso.

Os Laboratórios de Ensino para a Área de Saúde da Instituição possuem condições, materiais e técnicas para execução de análises que envolvam conceitos básicos trabalhados nas disciplinas teóricas. É um espaço na qual os alunos podem vivenciar na prática conteúdos pertinentes à área, sendo uma unidade de apoio à complementação do ensino. Que possibilita aos acadêmicos realizarem em laboratório as experiências que farão parte do seu dia-a-dia de trabalho, aplicando, no desenvolvimento da prática, os conhecimentos adquiridos em diversas áreas.

As Atividades Práticas integrantes de Unidades de Ensino são realizadas nos Laboratórios Específicos e Multidisciplinares da Instituição, permitindo a abordagem dos diferentes aspectos celulares e moleculares das ciências da vida.  Os alunos contam com os laboratórios de suporte de formação básica e específica, devidamente planejados para atender às demandas tanto no aspecto pedagógico quanto conforto ambiental que é um determinante para a execução adequada das propostas pedagógicas.

No terceiro andar do Complexo da Saúde, existem 9 laboratórios multidisciplinares azulejados e equipados com bancadas e pias. Possuem acústica com boa audição interna e baixo nível de ruídos externos, iluminação e ventilação natural e artificial (ar-condicionado), mobiliário e aparelhagem específica para cada laboratório, atendendo a quantidade de insumos, materiais e equipamentos condizentes com o espaço físico. Todo o ambiente dos laboratórios atende com qualidade às demandas exigidas pelos cursos de graduação, havendo manutenção periódica. Entre esses laboratórios estão:

Anatomia Humana

Está equipado com quadro de vidro, ar condicionado, televisão 52”, 1 mesa com rodinhas, 4 mesas retangulares para organização e execução de aulas e trabalhos em grupo durante os momentos de instrução teórica e prática. Contém também banquetas para os alunos sentarem, mesa do professor com cadeira estofada, armário para guardar as peças anatômicas e armários guarda volumes para os acadêmicos. O laboratório possui uma diversidade de peças anatômicas sintéticas, proporcionando aos acadêmicos maiores condições de exploração do conhecimento no que diz respeito ao aprendizado dos diversos sistemas. Entre as peças estão: membros inferiores e superiores com sistema muscular; dorso; colunas vertebrais; sistemas geniturinários;  corpos humanos; crânios com vértebras; esqueletos; aparelhos genitais feminino e masculino;  pulmões; traquéia; face; rins;  pâncreas; fígados; olhos; crânios com pedestal (coloridos); corações; estômagos; esqueletos da mão e pé;  cérebros; articulações do quadril;  escápulas; articulações da mão e cotovelo;  articulações do joelho; cabeças com sistema muscular; peças com  dentes; faces com sistema muscular; peças com vista superior da face; peças com vista lateral da face; corpos com sistema muscular; peças de traquéia com mandíbula; peças de mandíbula; peças de músculos da face;  peças de artérias da face; peças de cabeça com cérebro; manequim dentário e  manequins do corpo humano (parte superior), entre outras peças.

BIOLOGIA E PARASITOLOGIA

Equipado com: 20 microscópios; exaustores; Agitador Magnético STIRRER HJ-3 (Warmnest); Agitador Vortex QL – 901  – Biomixer; Balança de Precisão Oleman BN12 – 1200; Banho Maria MODELO SP-45/100 ED-SPLABOR; Centrífuga – CENTRIBIO; Destilador  – CRISTÓFOLI; Espectrofotômetro BIOSPECTRO SP-220; Espectrofotômetro COLEMAN 295; Phmetro PHS – 38 – PHTEK; Microscópios BIOVAL L1000; Microscópios NIKON ECLIPSE E 200; Microscópios OPTON; Vidrarias de tamanhos diversos: béckeres, erlemneyers, balões de vidro, cálices, tubos de ensaio, vidro de relógio, pipetas e provetas. Os laboratórios de microscopia atuam na aquisição de conhecimentos práticos, associados a teoria, além de fornecerem apoio para realização de projetos de pesquisa englobando Iniciação Científica e Trabalho de Conclusão de Curso e Projetos de Extensão dos cursos de graduação.

BIOQUÍMICA E MICROBIOLOGIA

Equipado com capela de exaustão, bicos de chamas nas bancadas, espectrofotômetro, balança semi-analítica, estufa, encapsuladoras, outros equipamentos, materiais e vidrarias, entre outras. Devido à utilização de reagentes químicos nesse ambiente, o laboratório está equipado com chuveiro e lava-olhos para garantir a segurança dos usuários.

PATOLOGIA E HISTOLOGIA

Equipado com 25 microscópios o laboratório proporciona um ambiente adequado para realização de aulas de práticas. Além dos microscópios, o laboratório conta com um televisor integrado a um microscópio para projeção de lâminas, assim como disponibiliza lupas (microscopia); caixas de lâminas de histologia; caixas de lâminas anatômicas;  vidro de relógio; tesouras; bastões de vidro; pipeta graduada; tubos  de ensaio; pinças; bandejas; suportes para tubo de ensaio; Becker; copo duplo; balão volumétrico; pote plástico walgon; potes plásticos graduados p/ inserção de pipeta; placas de petri;  erlemeyer; caixas de lâmina limpa; micropipetador. Contém também bancadas em granito e banquetas para os alunos sentarem, mesa do professor com cadeira estofada, quadro branco, armários, ventilador e ar condicionado.

O Complexo de Saúde mantém Laboratório de Informática com 24 Microcomputadores disponíveis aos estudantes. Estes, também tem a possibilidade de utilizar o Laboratório de Informática localizado no Hospital Escola do Curso de Medicina Veterinária, anexo ao Complexo de Saúde da Faculdade Vérttice – Univértix.

LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA I, II E III

O Laboratório de Informática do Complexo de Saúde da Faculdade Vértice – Univértix mede 65,32 m2, mobiliado com um conjunto de 12 mesas próprias para computadores, possui ainda a mesa do professor com quadro de vidro, e recursos audiovisuais e ar condicionado. Contêm 24 Micro-computadores:  2ª Geração do Processador Intel® Core™ i3-4150 (4.0 GHz,), Windows® 10 Professional 64-Bit, Monitor Dell E1914H de 18,5 pol. – Widescreen, Microsoft® Office Home and Student 2019<br>(Word, Excel, PowerPoint e OneNote), Disco Rígido 1 GB, SATA (7200 RPM), Dell Vostro , Memória 4GB, Dual Channel DDR3, 1333MHz (2x2Gb), Teclado Dell com entrada USB, em Português, Mouse laser, Gravador de DVD+/- RW 16x, Placa de Rede Integrada 10/100/1000, Leitor de Cartões 8 em 1; interligados em rede interna (intranet) e em rede externa (internet), via wireless, com acesso via link próprio e sistema  Windows 7.

Os estudantes do Curso de Odontologia, também tem a possibilidade de utilizar o Laboratório de Informática localizado no Hospital Escola do Curso de Medicina Veterinária, anexo ao Complexo de Saúde da Faculdade Vértice – Univértix.

O LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DO HOSPITAL ESCOLA DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA se localiza na sala A-203, mede 62,16 m2, mobiliado com um conjunto de 16 mesas próprias para computadores, possui ainda a mesa do professor com quadro branco, e recursos audiovisuais (Televisão 50”) e ar condicionado. Contêm 28 Micro-computadores:  2ª Geração do Processador Intel® Core™ i3-4150 (3.5GHz,), Windows® 7 Professional 64-Bit, Monitor Dell E1914H de 18,5 pol. – Widescreen, Microsoft® Office Home andStudent 2013(Word, Excel, PowerPoint e OneNote), Disco Rígido 500GB, SATA (7200 RPM), Dell Vostro , Memória 4GB, Dual Channel DDR3, 1333MHz (2x2Gb), Teclado Dell com entrada USB, em Português, Mouse laser, Gravador de DVD+/- RW 16x, Placa de Rede Integrada 10/100/1000, Leitor de Cartões 8 em 1; interligados em rede interna (intranet) e em rede externa (internet), via wireless, com acesso via link próprio e sistema  Windows 7.

A Faculdade (SEDE) disponibiliza também os (v) LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA 1, 2 e 3 que totalizam 86 micro-computadores:  2ª Geração do Processador Intel® Core™ i3-4150 (3.5GHz,), Windows® 7 Professional 64-Bit, Monitor Dell E1914H de 18,5 pol. – Widescreen, Microsoft® Office Home andStudent 2010<br>(Word, Excel, PowerPoint e OneNote), Disco Rígido 500GB, SATA (7200 RPM), Dell Vostro , Memória 4GB, Dual Channel DDR3, 1333MHz (2x2Gb), Teclado Dell com entrada USB, em Português, Mouse laser, Gravador de DVD+/- RW 16x, Placa de Rede Integrada 10/100/1000, Leitor de Cartões 8 em 1; interligados em rede interna (intranet) e em rede externa (internet), via wireless, com acesso via link próprio e sistema  Windows 7. Quanto à manutenção dos Laboratórios de Informática, a Faculdade Univértix possui em seu quadro de servidores Técnicos de Tecnologia da Informação, os quais estão lotados na Central de Processamento de Dados – CPD e que são responsáveis por prestar os serviços necessários no que diz respeito à Tecnologia da Informação para professores e acadêmicos.

ANATOMIA DENTÁRIA E PRÓTESE DENTÁRIA REMOVÍVEL

Equipado com 52,19m², bancada com pia, fonte de água e escoamento apropriados e tomadas de energia de 127 e 220 volts. Duas mesas com pedra de granito, 20 mochos (10 em cada mesa) e fonte de energia (tomadas) embutidas na base para utilização de equipamentos elétricos. Acabamentos de piso e paredes compatíveis com os processos de desinfecção, controle do ar e fluxo de pessoas.1 lixeira plástica basculante grande (60 ou 105 litros). Dispenser papel toalha. Saboneteira de parede. Um Monitor TV 42” e um Quadro de vidro para descrições. Uma mesa pequena para o professor.

LABORATÓRIOS ESPECÍFICOS DE ODONTOLOGIA I, II e III

Esses Laboratórios são destinados às práticas laboratoriais das disciplinas que envolvem: Dentística- iniciar o graduando à prática restauradora, reestabelecendo a estética, forma e função dos elementos dentários; Endodontia- capacitar o graduando à realização de tratamento endodôntico; Materiais Dentários- demostrar os materiais dentários utilizados na Odontologia, bem como sua composição e função; Oclusão- demonstrar a função do Sistema estomatognático, seus componentes e a relação com as demais disciplinas; Periodontia- capacitar o graduando à prática dos cuidados com os tecidos de sutentação e suporte dos elementos dentários, cirurgias gengivais e periodontais, além de procedimentos de raspagem. Nos laboratórios o objetivo é o treinamento do acadêmico em todas áreas específicas do curso, antecedendo atendimento clínico à paciente em seus respectivos níveis de compreensão. Cada um deles conta com 54,93m², bancada, 20 equipos contendo cada- 1 bob (boneco) para inserção do manequim, 1 foco de bancada (e suporte para seringa tríplice, caneta de alta rotação e contra ângulo, além de bancada com pia, fonte de água e escoamento apropriados.

LABORATÓRIOS DE HABILIDADES

Diante das várias e constantes mudanças no mercado de trabalho, das inovações na área e da complexa tecnologia disponível, torna-se necessária e relevante a prática laboratorial. Laboratórios bem equipados, com instrumental de ponta são hoje essenciais para o ensino dos conteúdos do Curso de Odontologia. No cotidiano acadêmico, os laboratórios instrumentalizam e dinamizam a prática docente e a aprendizagem de um aluno cada vez mais exigente e consciente de suas possibilidades.

O Laboratório de Habilidades da Faculdade Vértice-Univértix é utilizado no estudo para o desenvolvimento de técnicas e procedimentos de Odontologia, para que, a partir do estudo de forma metodológica, o acadêmico do curso de Odontologia aproprie-se do conhecimento e desenvolva habilidades e competências para um excelente desenvolvimento de práticas odontológicas.

As aulas práticas nos laboratórios Odontológicos são um recurso instrucional que permitem ao estudante experimentar, testar, repetir, errar e, sobretudo, corrigir-se, facilitando, ainda, o manuseio de todo equipamento com liberdade.

.Os Laboratórios de Habilidades são de responsabilidade da Coordenação e dos professores do curso de Odontologia, sendo que há um funcionário que mantém a organização do laboratório.

Os Laboratórios possuem ampla área física e conta com um conjunto de equipamentos, utensílios e instrumentais apropriados para o ensino prático. Cada um deles conta com 54,93m², bancada, 20 equipos contendo cada- 1 bob (boneco) para inserção do manequim, 1 foco de bancada (e suporte para seringa tríplice, caneta de alta rotação e contra ângulo, além de bancada com pia, fonte de água e escoamento apropriados.Referentes à Prótese: 2 Recortadores de gesso (Essence Dental VH), 2 motores torno para polimento (Essence Dental VH), 2 Plastificadoras a vácuo com motor (Essence Dental VH), 1 concha para cera inox (Mac Dental), 20 Micromotores (LB100 Beltec), 06 vibradores de gesso (Vibramaxx Gold Line – Essence Dental), 5 Balanças para gesso (mini balança de 125 gramas para semente) e 4 delineadores (Bioart B2 – Paralelômetro). Dentística: 10 Fotopolimerizadores, 2 Amalgamadores, 1 Jogo clínico (1 sonda exploradora, 1 espelho com cabo, 1 pinça porta algodão e 1 colher de dentina) para o professor, 1 Jogo para amálgama para o professor e 1 manequim para o professor. Endodontia: 2 aparelhos de Raio X portátil, 4 localizadores apicais (RomiApex) e 2 Motores rotatório endodôntico (X Smart Plus- Dentsply). Materiais Dentários:1 manequim (especificação) para demonstração, 1 bandeja com jogo clínico para demonstração e 1 jogo de instrumentais para resina. Oclusão e Periodontia: esses laboratórios contam com a estrutura física já descrita e somente os materiais/instrumentais adquiridos pelos alunos.

O que demonstra que o Laboratório de Habilidades foi implantado com equipamentos e instrumentos em quantidade e diversidade para a capacitação dos estudantes nas diversas habilidades necessárias para a prática do exercício profissional.

No exercício das atividades práticas os alunos têm a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula à realidade concreta da atuação do profissional odontólogo, proporcionando ao aluno a oportunidade de desenvolver sua capacidade profissional, com desenvolvimento da consciência crítica, o exercício da reflexão, o domínio da teoria, a tomada de decisão, facilitando o processo ensino-aprendizagem.

O aluno pode usufruir do espaço tanto no período de aula, quanto em horários livres, desde que na presença do monitor.

As normas para utilização dos laboratórios estão previstas através de Resoluções que preveem a organização e funcionamento dos laboratórios. Além disso, existe o POP disponível no laboratório contendo as normas e orientações de procedimentos adequados para cada técnica.

× Como posso te ajudar?