Perguntas frequentes

CAMPUS TRÊS RIOS/RJ

Orientações para Submissão na Plataforma Brasil:

  1. Para submeter o projeto à plataforma Brasil é preciso:
  1. Tendo o item 1, basta acessar a plataforma Brasil http://plataformabrasil.saude.gov.br e iniciar nova submissão.

Seguindo os princípios da ética em pesquisa com seres humanos, não importa por qual meio será feita à pesquisa, se internet, correio, telefone ou pessoalmente, o que deve ser considerado é o mérito da pesquisa, seus objetivos e características. Se, de fato, não se constituir numa exceção, a pesquisa deverá ser analisada pelo Sistema CEP/CONEP.

Sim, todas as pesquisas envolvendo seres humanos, incluindo aquelas que utilizam de dados secundários, devem ser submetidas ao Sistema CEP-CONEP. Contudo, as pesquisas envolvendo apenas dados de domínio público que não identifiquem os participantes da pesquisa, ou pesquisas de revisão bibliográfica, sem envolvimento de seres humanos, não necessitam aprovação por parte do Sistema CEP-CONEP. Do contrário, faz-se necessária a submissão ao CEP institucional para apreciação.

A principal missão do Sistema CEP/CONEP é garantir a proteção dos participantes da pesquisa. Não há como proteger alguém retrospectivamente! Proteção se faz para o futuro, e não para o passado. Por isso, cabe ao Sistema CEP/CONEP a análise dos protocolos de pesquisa que ainda não foram iniciados, sendo vedada a análise de projeto já iniciado. Os únicos procedimentos de uma pesquisa passíveis de serem iniciados antes da análise ética são os que não se referem a pessoas, tais como pesquisa bibliográfica, levantamento de necessidades, orçamentação, dentre outros. Neste sentido, se o pesquisador realizar procedimentos com os sujeitos de pesquisa antes de obter a aprovação do Sistema CEP/CONEP, seja o recrutamento, seleção, ou parte dos procedimentos de coleta, já não poderão ser respaldados pela análise ética.

Cabe ressaltar que o parecer de aprovação do Sistema CEP/CONEP a um projeto de pesquisa torna corresponsáveis pela sua execução todos os que dela participaram, dando maior segurança e respaldo ao pesquisador.

Não é aconselhável, do ponto de vista institucional. Apesar de a Plataforma Brasil aceitar essa alternativa, caso o discente tenha titulação de mestrado, o CEP/UNIVÉRTIX entende que esse é o papel do orientador, coordenador geral do projeto.

Observações:

  • A NOVA submissão é o professor orientador que faz
  • É preciso ter os documentos obrigatórios preenchidos:
    • Projeto detalhado (ver GUIA DE NORMATIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS DA FACULDADE VÉRTICE -UNIVÉRTIX –clicar no link)
    • Ter os documentos modelos preenchidos: Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e/ou Termo de Assentimento e/ou Termo de autorização do local DOCUMENTOS MODELOS e MANUAIS (clicar no link)
    • Preencher os campos da Plataforma Brasil.