Univértix promove palestra sobre “Patient Safety” do Institute for Healthcare Improvement (IHI) “Together we build the world for change” Juntos, construímos o mundo para mudanças.

Na última quinta-feira, 10/06, a Faculdade Univértix através da convidada Dra. Lorena Nascimento Caldas- Médica formada pela Universidad Nacional do Rosario (UNR)-Argentina, realizou uma palestra remota por meio do Google Meet direcionada aos estudantes e professores dos cursos da saúde da IES, com o tema “Patient Safety” que significa Segurança do Paciente compondo o Capítulo Univértix do Institute for Healthcare Improvement (IHI) Open School- Construção e a Perspectiva da Equipe Interprofissional.

O Institute for Healthcare Improvement Open School é uma renomada organização sem fins lucrativos, sediada nos EUA, que foi criada há três décadas, com a missão de promover o avanço na melhoria dos cuidados em saúde e nas competências em segurança do paciente, na próxima geração de profissionais de saúde em todo o mundo. Sua visão é de que TODOS tenham o melhor Sistema de Saúde possível. Para isso usa o enfoque estratégico do modelo de melhoria prático, para alcançar essa meta e na manutenção do desempenho em Saúde e Sistemas de Saúde pelo planeta.

Através de um trabalho em rede, fomenta a formação de Capítulos em diversos países, para que alunos da área de saúde e de áreas afins, conjuntamente com docentes e profissionais em exercício, tenham a possibilidade de uma formação contínua em ciência da qualidade, segurança do paciente e de liderança. Para tal, são disponibilizados cursos na “Open School”, em seu site, de acesso gratuito muitos deles. Os temas abordados servem também de “gatilhos”, um convite a saída da “zona de conforto”, para a “zona de ação”, onde projetos são desenhados por alunos sobre a orientação de professores, os “Advisors” do Capítulo, para transformar e melhorar a atenção à saúde na rede local.

Há grande ênfase na consolidação de equipes interprofissionais centradas no cuidado do paciente, da família e da comunidade. Assim como no intercâmbio de experiências entre os capítulos regionais. Globalmente, são mais de 1.500 universidades e organizações de saúde que usam os seus cursos. Enquanto que na América Latina são mais de 121 Unidades/Capítulos iniciados, em 11 países, sendo destes mais de 13 capítulos no Brasil. Chegou a oportunidade de o Capítulo Univértix fazer parte desta rede também, porque juntos construímos o mundo para a mudança!

Previous
Next