Medicina

Campus Matipó/MG

Duração: 6 anos/12 períodos
Turno: Integral
Campus: Matipó/MG
Situação Legal: Autorizado pela Portaria nº 443 de 26 de setembro de 2019

Perfil do curso

As aulas do curso de graduação em Medicina são em período integral. Elas acontecem de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã e da tarde. Há também algumas atividades aos sábados, de acordo com o calendário letivo.

Com duração de seis anos, ou seja, 12 semestres letivos, o curso tem carga horária total de 10.600h

A Graduação em Medicina da Univértix preza pela formação geral do médico generalista humanizado, preparando-o para atuar no mercado global, atuando nos níveis primários e secundários dos sistemas público e privado da área da saúde. O curso apresenta uma proposta de ensino revolucionária e de vanguarda, com um currículo moderno e um corpo docente altamente qualificado. Orientações práticas e teóricas de promoção da saúde apoiadas nas mais recentes conquistas científicas e tecnológicas são as bases desta graduação.

Desde o primeiro semestre do curso, parte de nosso processo de aprendizado envolve a vivência prática em laboratórios altamente equipados, permitindo, assim, o treinamento com simulação. Dessa forma, aumenta-se a segurança do estudante e reduz-se o número de erros em situações reais no contato com o paciente em Unidades Básicas de Saúde e nos Hospitais Conveniados. Essas experiências práticas ocorrerão graças à existência de ambientes na faculdade que contam com a presença de Manequins Simuladores de última geração que reproduzem pacientes como um todo. Câmeras em HD e sistema de gravação de áudio — integrados a um software capaz de demonstrar em uma única tela a cena gravada e os parâmetros do paciente robô— favorecem uma detalhada e rica discussão do caso clínico entre os alunos e professores. Além disso, logo no primeiro período o estudante tem acesso ao complexo de Anatomia contando com peças naturais e sintéticas, além dos laboratórios de anatomia comparada que permitem o estudo prático contextualizado com a realidade.

Assim, a utilização da tecnologia dos laboratórios e a metodologia da simulação, integrando cada vez mais os conteúdos das áreas básicas com as áreas clínicas, tornarão o curso mais interessante e dinâmico, preparando o aluno para os desafios da vida profissional, sem esquecer das técnicas tradicionais do estudo da medicina.

A Univértix destaca-se cada vez mais como grande polo de desenvolvimento regional, possuindo todas as condições de infraestrutura, corpo docente e recursos financeiros para realizar o Curso de Medicina com alto nível. Aliado a isso, ainda prevê a construção de um Hospital Universitário com 80% dos atendimentos pelo SUS.

Assim, a existência do Curso de Medicina na cidade torna-se um grande aliado do poder público na resolução dos problemas de saúde da população. Ademais, a maioria das IES que ofertam o Curso de Medicina no Brasil não possuem Hospital Escola próprio, tampouco acrescentam leitos para o atendimento da população com atendimento SUS desde o início de seu funcionamento.

Atualmente, 172 municípios do Brasil estão presentes em Matipó, representados por seus alunos. Isso representa um modelo de interiorização do Ensino Superior, permitindo ao acadêmico uma formação de qualidade mesmo distante dos grandes centros. Por sua posição geográfica, Matipó constitui o centro de uma grande concentração de pessoas.

O número de 120 vagas autorizadas pela Portaria nº 443 corresponde plenamente à dimensão do corpo docente e às condições de infraestrutura da IES. Nessa análise, foi considerada a disponibilidade de serviços assistenciais, incluindo hospital, ambulatório e centro de saúde, com capacidade de absorção de um número de alunos equivalente à matrícula total prevista para o curso. Por meio dos convênios firmados, existe a previsão de dezenas de UBS nos municípios conveniados. São São 12 (doze) Hospitais conveniados ultrapassando um total de 1.500 (um mil e quinhentos) leitos de internação, que devem ser somados aos 300 leitos previstos no hospital escola da faculdade. Destaca-se, ainda, a presença das Policlínicas em diversos municípios.

O aparato tecnológico, o corpo docente qualificado e a credibilidade de nossa instituição permitem que se fomentem ações voltadas ao ensino (formação profissional humanizada e de qualidade) à pesquisa (programa de iniciação científica) e à extensão (atendimento à comunidade). Dessa forma, a Faculdade Univértix cumpre sua missão institucional e proporciona valorosa contribuição não somente para os alunos, mas também para a sociedade.

Todos esses são bons motivos para estudar na Univértix, uma faculdade feita com você!

Prof. M. Sc. Jadilson Wagner Silva do Carmo

Graduado em Medicina, pela Faculdade de Medicina de Teresópolis no segundo semestre do ano de 2000. Mestre em Saúde da Família – UFJF. Médico com título de Especialista em Medicina de Família e Comunidade – AMB. Pós-Graduado em Geriatria/ Gerontologia – Universidade Veiga de Almeida – UVA – RJ. Pós-Graduado em Cardiogeriatria – Faculdade Ciências Médicas – BH. Coordenador e Médico do Ambulatório do Hemocentro Regional de Manhuaçu/MG. Médico na Atenção Primária de Orizânia. Professor há 5 anos em Curso Medicina, com experiência na Coordenação de Internato, em Instituição de Ensino Privada. Atuou 10 anos no Serviço de Saúde Integral da Unimed Vertente do Caparaó, em atendimento domiciliar. Atualmente, é o Coordenador do Curso de Graduação em Medicina na Faculdade Vértice – Univértix, em Matipó/MG.

Conheça mais sobre nossos cursos