Estudantes de Medicina conseguem filiação da Univértix, em Federação Internacional para Intercâmbios

Estudantes de Medicina da Univértix participaram da 58ª Assembleia Geral da IFMSA Brazil, ocorrida em Joinville – Santa Catarina, nos dias 27de abril a  01 de maio de 2023.

A Federação Internacional das Associações dos Estudantes de Medicina do Brasil (IFMSA Brazil) atualmente, está em todos os estados e no Distrito Federal, presente em mais de 220 escolas médicas em todas as regiões brasileiras e atua em diversos eixos, incluindo humanização, ciência e produção científica, promoção de saúde, educação médica, intercâmbios, representatividade estudantil, treinamentos e vários outros.

Dessa forma ser filiado à IFMSA Brazil é ter acesso a tudo que ela promove pelo Brasil e pelo mundo, além de gerar promoção ativa da saúde local, por meio de criação de projetos que englobam a sociedade e os acadêmicos e abrir portas para os alunos da instituição conseguirem um intercâmbio. Para participarem de intercâmbios, as instituições filiadas devem se tornarem Comitê Pleno, que é o último passo dentro da IFMSA Brazil.

Rumo a este mérito, em setembro de 2022, as alunas Thainara dos Santos Rocha, Bruna Estefani Rocha de Brito, Jhenniffer Barradas Soares, Alice Rodrigues Teixeira, Gabriela Carvalho Dias da Fonseca, Karollynna Rossi Afonso e Raquel Macedo Vieira deram início ao processo de filiação à IFMSA Brazil.

O primeiro passo foi realizar uma ação social que promovesse impacto. Neste sentido, foi feito o Workshop de Primeiros Socorros, no dia 04 de março de 2023, no Complexo de Saúde da Univértix. Nele, os Docentes Dr. Vitor de Souza Soares, Dra. Angélica de Paula Langame e Profa. Marcella Ferroni Gouveia ministraram aulas teóricas e capacitação prática dos temas: acidentes com animais peçonhentos, engasgo, queimaduras e PCR, para 30 acadêmicos dos cursos de medicina e odontologia.

Dessa forma, após a ação, os Estudantes de Medicina da Univértix receberam uma carta convite da IFMSA Brazil para participarem da 58ª Assembleia Geral da IFMSA Brazil (58 AG), do dia 27 de Abril ao dia 01 de Maio de 2023, na cidade de Joinville- SC, para tentarem a filiação à IFMSA Brazil e se tornarem Comitê Não-Pleno.

Com isso, as alunas Bruna Estefani Rocha de Brito e Jhenniffer Barradas Soares, viajaram para 58 AG, com todos os gastos custeados pela Univértix, para pleitearem a filiação. Dessa forma, no dia 28 de abril de 2023, as acadêmicas apresentaram na 58 AG, para todos os Comitês Plenos e Não- Plenos da IFMSA Brazil, a Univértix e a ação feita em março/2023.

Durante o evento foi feita a votação e que todos os filiados concordaram com a filiação da Univértix. As Representantes da Univértix se tornaram Comitê Não-Pleno da IFMSA Brazil sendo esse, um passo obrigatório para a transformação em pleno.

A previsão é de que, ainda durante o ano de 2023, os acadêmicos de Medicina desenvolvam projetos e parcerias, além de estruturarem melhor a IFMSA Brazil Univértix nos moldes burocráticos do órgão, com vistas à sua ascensão ao patamar de Pleno em 2024. Depois desta etapa, então, será possível receberem e direcionarem alunos para intercâmbio.

Parabenizamos às Estudantes de Medicina da Univértix envolvidas nesta significativa iniciativa e que venham as próximas conquistas!

Estudantes de Medicina conseguem filiação da Univértix, em Federação Internacional para Intercâmbios
Previous
Next