Liga Acadêmica De Medicina Intensiva realiza atividade teórico-prática sobre Primeiros Socorros

No dia 15/06/2022, deu-se início às 17 horas a primeira aula teórico-prática da Liga Acadêmica de Medicina Intensiva da Faculdade Univértix – LAMIU, sobre “Primeiros Socorros”, que foi ministrada pela Profa. M. Sc. Marcella Ferroni Gouveia. A dinâmica da atividade ocorreu em dois momentos, das 17 às 18:30 horas com um grupo de Estudantes e das 18:30 às 20 horas, com outro grupo. A referida aula teórico-prática ocorreu nas dependências do Complexo de Saúde e contou com a presença de todos os integrantes da diretoria da liga e os acadêmicos do Curso de Medicina do primeiro, terceiro e quinto períodos.

A palestrante iniciou a atividade destacando para os participantes a importância dos Primeiros Socorros, visto que estes são a medida essencial para salvar pessoas em casos de acidentes. Portanto, suas aplicações são essenciais no dia a dia para a saúde e a segurança humana. Os tópicos abordados foram: BLS/SBV (Suporte Básico de Vida) e OVACE (Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho). A estratégia utilizada foi elucidar em um primeiro momento o conteúdo de forma teórica e, posteriormente, sua aplicabilidade na prática, evidenciando o auxílio rápido dos Primeiros Socorros para a preservação dos sinais vitais do paciente que encontra-se sob risco iminente e em condições de urgência e/ou emergência.

A primeira temática explanada pela professora foi o Suporte Básico de Vida. A palestrante menciona que o SBV é um protocolo de atendimento no qual se estabelecem o reconhecimento e a realização das manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP), com o objetivo de manter a vítima de parada cardiorrespiratória (PCR) viva até a chegada de uma unidade de transporte especializada. É apresentada, também, a cadeia de sobrevivência utilizada no SBV, importante para a identificação de ritmos associados a PCR que sejam passíveis de tratamento com o desfibrilador: a fibrilação ventricular (FV) e a taquicardia ventricular sem pulso (TV). O primeiro elo da cadeia é o reconhecimento rápido da PCR e acionamento do serviço de emergência, para que aumente as chances de um socorro imediato e eficaz, seguida de uma RCP precoce e de qualidade, aumentando a sobrevida da vítima. É apresentado também o quarto elo da cadeia: o DEA (Desfibrilador Externo Automático), equipamento portátil destinado a reverter parada cardiorrespiratória através da detecção automática de ritmos chocáveis (fibrilação ventricular e taquicardia ventricular). Na segunda temática, a palestrante aborda sobre a OVACE, a qual consiste na obstrução de vias aéreas causada por aspiração de corpo estranho, geralmente localizado na laringe ou traqueia, condição que pode ser um evento potencialmente fatal.

Posteriormente, deu-se início a parte prática da aula, momento em que foram formadas duplas para a realização da simulação da sequência da cadeia de sobrevivência do BLS, dando ênfase para a execução da manobra de RCP em adultos e para a utilização do DEA. Para a prática da segunda temática, a OVACE, foram utilizados manequins para simular a obstrução de vias aéreas em bebês. Além disso, a Professora elucidou sobre o que deve ser feito em situações de engasgos, bem como a manobra utilizada para crianças, gestantes, adultos e obesos. A palestrante encerrou a atividade agradecendo o convite da liga e foi presenteada com uma singela lembrança em nome de toda a diretoria da LAMIU.

A Liga Acadêmica de Medicina Intensiva agradece à Professora Marcella Ferroni Gouveia pela oportunidade e grande contribuição, bem como o apoio contínuo do Centro Universitário Univértix, que permitiu que o evento acontecesse.

Previous
Next