Empreendedorismo e Inovação em Saúde e Enfermagem

Qualificação, criatividade e proatividade, são elementos necessários para o exercício profissional de Enfermagem, tendo em vista, o mercado de trabalho contemporâneo cada vez mais seletivo, competitivo e dinâmico. Esse novo cenário, realidade em nossa região, é vislumbrando como oportunidade para os profissionais oferecerem serviços e assistência inovadora em saúde.

A disciplina de empreendedorismo e inovação em saúde e Enfermagem, foi instituída no curso para oportunizar aos acadêmicos, aprofundamento em relação aos conceitos, fundamentos e suas aplicabilidades, abrangendo assuntos como: empreendedorismo social e intraempreendedorismo, proporcionando, dessa forma, o desenvolvimento de habilidades, conhecimento, identificação de problemas, soluções inovadoras em saúde, administração, educação e gestão em saúde e Enfermagem para os alunos.

As unidades trabalhadas na disciplina abrangeram a empresa, empresário e o empreendedor, planejamento estratégico do negócio, carreira empreendedora e perfil empreendedor, equilíbrio emocional, assim como, oportunidades de mercado para o enfermeiro empreendedor. Ao longo do semestre os acadêmicos do 8º e 9º períodos, tiveram como missão, a criação do projeto empreendedor, dividido em duas fases, englobando (estruturação da ideia empreendedora mediante fatos/perspectivas reais, aspectos teóricos, técnicos e operacionais, legislação de enfermagem aplicada a área empreendedora, funcionamento do serviço, plano de marketing, pesquisa de mercado e valores associados, resultados esperados, entre outros).

O conteúdo das aulas e a condução das atividades, foram ministradas e supervisionadas pelo prof. Laudinei de Carvalho Gomes, mediante os recursos das metodologias ativas, competências cognitivas e atitudinais, os alunos elaboraram os projetos nas diversas áreas e modalidades (ENFERCLIN: tratamento especializado em feridas; Bem Estar: clínica de estética; LACTARE HOME: consultoria em amamentação; BTM: estética cia da beleza; e Furinhos brilhantes).

Na oportunidade, os alunos fizeram entrevistas com profissionais atuantes nas respectivas áreas temáticas dos projetos, realizando a avaliação para factibilidade do negócio empreendedor. Realidade colocada em prática pela acadêmica do 9º período Natalia Aparecida Fagundes Souza, empreendedora com a empresa “Furo Humanizado: furo de orelha e body piercing”, mostrando que os sonhos e expectativas, são alcançáveis.

Previous
Next