Assistência de Enfermagem no Atendimento às necessidades fisiológicas de nutrição e eliminações urinárias por meio da sondagem nasogástrica e cateterismo vesical de demora.

No Laboratório de Semiologia da Faculdade Univértix, os acadêmicos de Enfermagem do 6/7º período, no contexto da assistência de Enfermagem ao paciente crítico, por meio da disciplina de Saúde do Adulto e do Idoso III, sob responsabilidade da profa. Renata Pieroti, desenvolvem atividades práticas quanto à atenção às necessidades básicas humanas: nutrição e eliminações vesicais.

As recomendações para cateterismo vesical e nutrição enteral em pacientes críticos, permeiam uma assistência de Enfermagem segura, livre de danos e confortável.

A introdução do cateter deve ser realizada pelo enfermeiro, através de técnica asséptica, sendo importante a orientação da equipe quanto à manipulação e cuidados com esse dispositivo.

Os cuidados de Enfermagem com o uso do CVD envolvem recomendações bem definidas quanto à sua indicação, boas práticas durante a instalação e manutenção do dispositivo, e retirada precoce. Por isso, há necessidade de melhoria na adesão aos critérios de inserção do dispositivo, como o reforço das boas práticas, com a implementação e seguimento de protocolos institucionais, capacitação de equipe e acompanhamento de indicadores, tais como taxa de inserção, conforme critérios preconizados, tempo de permanência, presença de fixação do dispositivo, presença de lesões e outras complicações.

Já a sondagem nasogástrica é uma prática bastante antiga e utilizada com finalidades diagnósticas ou terapêuticas, através da inserção de um tubo que vai desde a narina ao estômago (sonda nasogástrica) ou até o intestino (sonda nasoenteral) e, por meio desse tubo, o alimento ou medicação é administrado.

O papel da Enfermagem é indubitável, visto que ela é responsável pela inserção do cateter, por manter a via pérvia, além da administração da dieta e dos medicamentos prescritos. Faz-se necessária, portanto, a sistematização do cuidado de Enfermagem prestado, por meio da utilização do Processo de Enfermagem, no qual será possível coletar os dados, estabelecer os fatores de risco e, assim, construir diagnósticos de Enfermagem, bem como elaborar intervenções necessárias para que se obtenham os resultados esperados, promovendo, dessa forma, uma assistência qualificada e integral.

Previous
Next