Projeto de Extensão “Salve Vidas – Univértix” promove ações para doação de sangue entre Estudantes de Medicina e a Comunidade Acadêmica.

O Projeto de Extensão Salve Vidas – Univértix (PESVU) foi criado no primeiro semestre do ano de dois mil e vinte e dois (2022.1) pelos Professores do Curso de Medicina – Profa. Deyliane Aparecida de Almeida Pereira, Profa. Mariana de Faria Gardingo Diniz e Prof. Vítor Guimarães Lage, juntamente com os Acadêmicos Aldine de Souza Rosa, Ana Beatriz Marinho Vieira, Ana Clara Caldas Mageste, Igor Andrade Silveira, Luciele Guimarães Bernardo, Thais Ribeiro Lacerda e Vincent Alexandre Monteiro Fernandes, como uma iniciativa de extensão desenvolvida pela Faculdade de Medicina do Centro Universitário Vértice – UNIVÉRTIX.

O PESVU visa promover ações para a doação de sangue, e tem como objetivos centrais: fornecer informações relevantes por meio dos “SALVE Notes” sobre a importância de ser um doador e outros temas correlatos; viabilizar o transporte de doadores para a Fundação Hemominas de Manhuaçu – MG para doações de sangue; propiciar o desenvolvimento de pesquisas, a partir das experiências de extensão vivenciadas, visando a produção científica dos Acadêmicos e Professores orientadores. Abaixo, algumas das ações realizadas, pelos envolvidos na implementação do PESVU.

No dia três (03) de abril de dois mil e vinte e dois (2022), os alunos proponentes dessa atividade de extensão criaram um perfil no Instagram, @salvevidasunivertix, a fim de estabelecerem um meio de comunicação eficiente entre os membros do projeto e o seu respectivo público-alvo. Desde então, foram realizadas publicações relacionadas ao projeto: apresentação; objetivos gerais; membros integrantes; requisitos para doar sangue; cronograma de doações de sangue; composição do sangue; requisitos e impedimentos para doação de sangue; registros fotográficos das doações mediadas pelo PESVU.

O Projeto de Extensão Salve Vidas – Univértix proporcionou as seguintes quantidades de doações e suas respectivas datas: três (03) doações, no dia quatro (04) de março; três (03) doações, no dia vinte e dois (22) de março; duas (02) doações, no dia vinte e nove (29) de março; três (03) doações, no dia doze (12) de abril; duas (02) doações, no dia treze (13) de abril; duas (02) doações, no dia vinte (20) de abril; duas (02) doações, no dia vinte e seis (26) de abril; uma (01) doação, no dia vinte e sete (27) de abril; duas (02) doações, no dia vinte e nove (29); duas (02) doações, no dia quatro (04) de maio. Dessa maneira, foram realizadas ao total vinte e duas (22) doações até o dia quatro (04) de maio de dois mil e vinte e dois (2022).

Agradecemos a todos os envolvidos no PESVU e, especialmente aos doadores de sangue! Seja também o próximo a doar vida!

Previous
Next