Liga Acadêmica de Neurologia e Cirurgia Neurológica Univértix realiza o “Revisional de Neuroanatomia”

Nos dias 11, 18 e 25/05/2022,às 19 horas, está previsto o “Revisional de Neuroanatomia”, promovido pela LANEURO – Liga Acadêmica de Neurologia e Cirurgia Neurológica Univértix, transmitida na plataforma do YouTube. O evento teve como público alvo, Estudantes da Univértix e de outras instituições, dos Cursos de Medicina, Odontologia, Fonoaudiologia, Enfermagem e Psicologia.

No primeiro encontro do evento, ocorrido no dia 11/05/2022, a Presidente da LANEURO, Thaieny Teixeira dos Santos fez a abertura do evento, agradeceu a presença de todos e apresentou a palestrante, a Professora Vanessa Loures Rossinol.

A palestra iniciou com a Profa. Vanessa Rossinol explicando o princípio básico da neuroanatomia, tratou sobre as estruturas envolvidas no SNC – noções gerais, como o conceito, estruturas (receptores,neurônios,órgãos efetores), vias aferentes e eferentes, sinapses, tecido nervoso (neurônios, células glias ou neuroglia, substâncias(substâncias branca e cinzenta), neurotransmissores, tratos nervosos, astrocitoma, as divisões do SNC, SNC-encéfalo, medula espinhal, sistema nervoso periférico (nervos cranianos, nervos espinhais, gânglios, terminações nervosas (sensitivas, motoras e viscerais), divisão do SN com base nos critérios funcionais (sendo o SN somático e o SN visceral), parassimpático e simpático.

Durante a aula, os participantes compreenderam que são os receptores que recebem os estímulos, processam e encaminham os neurônios, órgãos efetores, as respostas ao meio externo e as necessidades internal; enquanto sinapse é a transmissão de informar entre um neurônio e outro no SNC (inter neuronais), de modo que liberam um neurotransmissor inibitório, inibe o potencial de ação (ex GABA) ou excitatório.

Ao final, a equipe da LANEURO agradeceu à Profa. Vanessa e a todos que participaram do primeiro dia do Revisional de Neuroanatomia. E passou a programação dos próximos encontros.

Ensino, pesquisa e extensão fazem parte das ações desenvolvidas pelas Ligas Acadêmicas de Medicina da Univértix. O Centro Universitário Vértice – Univértix apoia e parabeniza tais iniciativas!

Previous
Next