Professores do Curso de Medicina da Univértix Matipó-MG participam de Oficina de Planejamento dos Módulos de Integração (PBL/TBL)

Na última terça-feira, 07/12/21, o coordenador do Curso de Medicina da Faculdade Vértice – Univértix, Prof. D. Sc. Flávio Takemi Kataoka se reuniu com o corpo docente, para o desenvolvimento da Oficina 1, de Planejamento dos Módulos de Integração (PBL/TBL) – disciplina com conteúdo interdisciplinar que será ministrada para o 5º (quinto) do Curso de Medicina em 2022-1.

A oficina foi ministrada pelo coordenador e as Professoras Marcella Ferroni Gouveia e Deyliane Aparecida de Almeida e teve como objetivos:  1) Capacitar os Professores a conduzirem sessões de tutoria; 2) Identificar os passos necessários para elaboração dos casos clínicos.

Dando início aos trabalhos, Dr. Flávio expôs que a construção realizada até o término do ciclo básico com os Estudantes, os conduzirá a uma nova dinâmica, a partir do 5º período do Curso, tendo suas práticas caracterizadas com um pouco mais de autonomia, sendo possível realizar anamnese, exame físico, dentre outros procedimentos. Neste sentido, os alunos se depararão com situações-problemas e casos clínicos a serem desvendados, precisarão buscar elementos dos conteúdos das disciplinas cursadas e adquirir visão mais ampla do que precisarão, para resolver as questões do dia-a-dia da atuação médica.

Neste contexto, o PBL (Problem Based Learning – Aprendizado Baseado em Problemas) e TBL (Team Based Learning) – Aprendizado Baseado em Equipes) se apresentam como ferramentas essenciais, para reproduzir essas situações, com o intuito de correlacionar os conteúdos do 5º período, juntamente ao resgate dos conteúdos estudados anteriormente no ciclo básico do Curso, na intenção de revisitá-los e se aprofundarem.

A oficina propiciou aos professores reverem a aplicação do método, se perceberem na função de alunos, além de identificarem as habilidades que precisavam desenvolver. E, ao experimentarem o método, puderam tirar as dúvidas e visualizarem a forma como o trabalho deverá ser planejado e executado, para o alcance dos objetivos educacionais estabelecidos.

Previous
Next