“Saúde das Populações em Deslocamento” é tema de palestra remota promovida pela Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade.

No dia 18 de outubro de 2021, às 19:30 horas aconteceu a 5ª (quinta) Aula do semestre da Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade– LAMFC. A atividade desenvolvida foi uma palestra remota (através da Plataforma Google Meet) sobre “Saúde das Populações em Deslocamento”, ministrada pelo Dr. Luiz Otávio, Médico de Medicina de Família e Comunidade, que atua no Hospital Universitário da Universidade Federal do Amazonas.

O referido profissional iniciou sua explanação com um breve recorte histórico e geográfico de Roraima – onde atua desde a finalização de sua Residência Médica – no intento de demonstrar como as especificidades do Estado afeta a saúde da população em deslocamento.

No segundo momento, Dr. Luiz Otávio contou sobre a saúde dos ciganos, estrangeiros da fronteira e os índios do Estado; bem como são abrangidos nos estudos e o conhecimento acerca deles. Depois mostrou um pouco sobre o trabalho que ele desenvolve e sobre a Residência de Medicina de Família e Comunidade.

Por fim, o palestrante respondeu às dúvidas dos estudantes, num momento de debate, com perguntas de interesse sobre a palestra, além dos questionamentos sobre sua atuação acadêmica e profissional. Com isso, os estudantes demonstraram satisfação em conhecer um pouco mais da realidade cultural das populações em deslocamento e agradeceram a oportunidade.

Previous
Next