Professores do curso de Medicina da Univértix participam de oficina sobre metodologias ativas de aprendizado

Nos dias 01 e 02 de outubro de 2021, os Professores do Curso de Medicina da Faculdade Vértice – Univértix participaram de uma Oficina de Desenvolvimento Docente, com a temática: “Metodologias ativas de aprendizado: aprender para o futuro”, ministrada pela Profa. D. Sc. Oscarina da Silva Ezequiel, docente responsável pelo Núcleo de Apoio as Práticas Educativas da Faculdade de Medicina da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora).

O objetivo da oficina foi conhecer os fundamentos e aplicações das estratégias ativas de aprendizado na formação médica; bem como compreender o processo de aprendizado do adulto; vivenciar metodologias ativas de aprendizado; além de refletir sobre a escolha das metodologias ativas de aprendizado, a partir da definição da concepção pedagógica que norteia o Projeto Pedagógico de Curso de Medicina.

Profa. Oscarina lembrou que as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Medicina de 2014 indicam a construção de currículo por competências, voltado a trabalhar o desenvolvimento de atributos cognitivos, psicomotores e afetivos, os quais combinados, ensejam distintas maneiras de realizar, com sucesso, tarefas essenciais e características de determinada prática profissional.

Em seguida, propôs uma reflexão sobre como o adulto aprende. Citou que Eduard Lindeman em “The Meaning of Adult Education” (1926) já dizia que adultos são motivados a aprender à medida que experimentam que suas necessidades e interesses serão satisfeitos, logo: a orientação do adulto está centrada na realidade; a experiência é a mais rica fonte de aprendizagem; adultos têm necessidade de serem auto-dirigidos; as diferenças individuais crescem com idade.

No dia 01/10/2021 (sexta-feira), o curso ocorreu entre as 08 e 16 horas com os Professores, com aula expositiva dialogada e experimentação de métodos ativos com pequenos grupos. E das 16 às 17 horas, Profa. Oscarina teve um encontro com os Representantes de Turmas do 2º e 4º períodos do Curso de Medicina, com o intuito de promover uma sensibilização dos estudantes para melhor receptividade à proposta de utilização de metodologias ativas. Já no dia 02/10/2021 (sexta-feira), os Professores experimentaram a aplicação do TBL TBL (do inglês Team-Based Learnig – Aprendizagem Baseada em Equipes), assumindo a condição de estudantes e esclarecendo suas dúvidas em cada passo da atividade.

Ao final da oficina, o Coordenador do Curso de Medicina, Dr. Flávio Takemi Kataoka agradeceu a Profa. Oscarina por compartilhar seus conhecimentos e experiências e avaliou que, os participantes certamente se sentirão habilitados em desenvolver novas e contextualizadas formas de promover o ensino médico, com a utilização das metodologias ativas apresentadas.

Previous
Next