I JORNADA LAMUE (Liga Acadêmica de Medicina de Urgência e Emergência – @lamue_vertice)

No dia 09/06/2021 teve início à I Jornada LAMUE (Liga Acadêmica de Medicina de Urgência e Emergência – @lamue_vertice). O evento tem caráter beneficente e se propõe promover discussões e debates e conhecimentos.

Às 19:00 horas, os Estudantes e Professores do Curso de Medicina da Univértix e demais convidados, participaram da palestra com o tema: “Urgência e Emergência na Atenção Primária”, ministrado pelos palestrantes: Palestrantes:

Dr. Vitor Lage (Médico de Saúda da Família e Comunidade e Professor do Curso de Medicina na UNIVÉRTIX – @vitor_lage) e Profa. M. Sc. Marcella Ferroni Gouveia (Enfermeira e Professora do Curso de Medicina na UNIVÉRTIX – @marcellagouv).

A Prof. Marcella Ferroni tratou sobre: o atendimento de Urgência ou Emergência nas UBS/ESF; as classificações de acordo com o risco de saúde apresentado pelo paciente; a comparação entre o funcionamento da UPA/PA e da UBS; como é feito o acolhimento com classificação de risco (ACCR) e as redes de atenção na UBS.

E o Dr. Vitor explanou sobre as patologias mais comuns na Atenção Primária, além de demonstrar quando o paciente deve ser encaminhado para Atenção Terciária e quando ele pode ser cuidado na própria UBS. Principais temas aboradados: quadros infecciosos, sepse, anafilaxia, cefaleias, asma, emergências hipertensas.

As referidas Palestras foram realizadas em parceria com a LAMFC (Liga Acadêmica de Medicina da Família e Comunidade – @lamfc.univertix).

Às 21 horas, os participantes tiveram a oportunidade de ouvir a Dra. Carla Assis (Médica Oftalmologista – @dracarlaassis), discutir sobre o tema: “Urgências Oftalmológicas para o Clínico”. A palestrante falou sobre os sintomas e tratamentos da principais urgências oftalmológicas. Principais tópicos: – Conjuntivites agudas (virais, bacterianas e alérgicas); – Corpo estranho externo; – Hiposfagma; – Hordéolo e Calázio; – Blefarite.

O evento terá continuidade nos próximos dias, com a seguinte programação:

Data: 10/06/2021

Tema: Vias Aéreas
Palestrante: Dr. Diego Matos Silveira (Anestesista e Coordenador da LAMUE)
Horário: 17:30 horas
Local: Auditório Marinus – Sede Faculdade Univértix/ Centro

Data: 11/06/2021

Tema: Urgências na Ginecologia e Obstetrícia
Palestrante: Dra. Ingrid Oliveira (Ginecologista e Obstetra)
Horário: 19:30 horas
Local: Auditório Marinus – Sede Faculdade Univértix/ Centro

Previous
Next