ACADÊMICOS DO CURSO DE ENFERMAGEM REALIZAM EVENTO SOBRE PREVENÇÃO E COMBATE À HIPERTENSÃO

Os alunos do Estágio Supervisionado I, sobre a supervisão da preceptora Ana Paula Coelho Marcolino, realizaram atendimento à população de Matipó. Com uma tenda montada na Praça Padre Fialho, a população contou com atendimentos referentes à aferição de pressão arterial, glicemia e mensuração do peso. Além do atendimento os alunos entregaram panfletos explicativos. O evento contou com a participação de mais de 200 pessoas, que compareceram durante a manhã e receberam orientações a respeito da afecção.

Alimentação inadequada e o sedentarismo são aliados das doenças cardiovasculares. Alguns fatores que podem favorecer o aumento da pressão arterial são idade; obesidade; tabagismo; consumo excessivo de bebidas alcoólicas; excesso de sal; hereditariedade; sedentarismo; ingestão de alimentos gordurosos; diabetes e estresse.

Alguns cuidados podem prevenir a elevação da pressão arterial como a redução da quantidade de sal utilizada na comida, ingestão de frutas e legumes, manutenção de um peso saudável e prática de exercícios físicos. Apesar de não ter cura, a doença tem tratamento e pode ser controlada por medicamentos oferecidos na rede pública.

Com a realização do evento, os acadêmicos contribuíram com a melhoria da qualidade de vida dos portadores e não portadores de hipertensão arterial e diabetes mediante conscientização do público alvo a adotar estilos de vida mais saudáveis.

Previous
Next