Farmácia

Duração: 5 anos/10 períodos
Turno: Noturno
Campus: Matipó/MG
Situação Legal:Reconhecido pela Portaria nº 112 de 14/02/2014, publicada no DOU de 17/02/2014–Seção 1 Conceito 3
Valor da Mensalidade para o ano 2017: R$: 941,00 (* Valor para pagamento efetuado até o dia 10 de cada mês). Para pagamentos após esta data consulte a Faculdade.

Perfil do Curso

O Curso de Graduação em Farmácia da Faculdade Vértice – Univértix visa formar profissionais capacitados para atuar em diversas áreas como farmácias; drogarias; farmácias hospitalares; indústrias de medicamentos, cosméticos, saneantes, insumos farmacêuticos, correlatos e alimentos; distribuidoras de medicamentos; laboratórios de análises clínicas e toxicológicas; farmácias públicas; dentre outras.

O curso de Farmácia tem a finalidade de qualificar recursos humanos, a partir dos saberes das ciências farmacêuticas e dos conhecimentos humanos, sociais e éticos, para atuar, tendo como preocupação a promoção da saúde e qualidade de vida da população. Visa além da formação do farmacêutico, de cidadãos comprometidos com a saúde em seus aspectos mais amplos, à formação de pessoal competente, crítico e fundamentalmente comprometido com a transformação e melhoria da realidade regional e local.

O profissional formado em Farmácia pela Faculdade Vértice – Univértix deverá ser capaz de exercer as competências e habilidades específicas detalhadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais.

Perfil do Egresso

O Curso de Graduação em Farmácia Faculdade Vértice – Univértix tem entre seus propósitos atuar na capacitação de recursos humanos aptos à prática da profissão com formação diversificada dentro das ciências da saúde, humanas, sociais e exatas. Tem como atribuição a promoção, a proteção e a recuperação da saúde individual e coletiva, principalmente no âmbito do uso racional de medicamentos. A dimensão ética do profissional farmacêutico está determinada, em todos os seus atos, em benefício do ser humano, da coletividade e do meio ambiente, sem discriminação de qualquer natureza.

Com isso, o perfil do formando egresso/profissional Farmacêutico, possui formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Capacitado ao exercício de atividades referentes aos fármacos e aos medicamentos, às análises clínicas e toxicológicas e ao controle, produção e análise de alimentos, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atenção para a transformação da realidade em benefício da sociedade. Assim, ele deve ser capaz de:

  1.  Desenvolver e gerenciar sistemas de distribuição de medicamentos.
  2.  Garantir a qualidade de medicamentos, cosméticos, alimentos e análises clínicas e toxicológicas.
  3.  Executar, interpretar e controlar a qualidade nas análises clínicas e toxicológicas.
  4.  Aplicar os conhecimentos de metodologia científica, analisar e interpretar criticamente trabalhos científicos.
  5.  Ser crítico na identificação e resolução dos problemas farmacêuticos.
  6.  Administrar, gerenciar e exercer funções especializadas em estabelecimentos farmacêuticos e laboratórios de análises clínicas e toxicológicas.
  7. Dirigir, assessorar e exercer funções especializadas em estabelecimentos industriais das áreas relativas à profissão.
  8. Fiscalizar estabelecimentos ou empresas de natureza farmacêutica.
  9. Realizar perícias técnico-legais e elaborar laudos técnicos relacionados com produtos, fórmulas, processos ou métodos farmacêuticos.

Coordenadora:
Profa. Ms. Bruna Chaves Amorim

Graduada em Farmácia pelo Centro Universitário de Caratinga (UNEC) (2008). Mestre em Ciências Naturais e da Saúde, pelo Centro Universitário de Caratinga (UNEC) (2010). Especialista em Docência do Ensino Superior (UCAM). Atualmente é Coordenadora do Curso de Farmácia e dos Estágios Supervisionados da Faculdade Vértice – Univértix. Coordenadora da Pós Graduação em Farmacologia Clínica da Faculdade Vértice – Univértix.

Professora do curso de Farmácia da Faculdade Vértice – Univértix, sendo responsável pelas disciplinas de Química Geral e Inorgânica, Físico-Química Aplicada à Farmácia, Assistência e Atenção Farmacêutica, Introdução às Ciências Farmacêuticas, Deontologia e Legislação Farmacêutica, Operações Unitárias em Indústria e Ética Profissional.