Anatomia Animal

Localizado no subsolo do Bloco A, com área de 61,6 m2, está equipado com 8 mesas de inox com rodízios de 1,20m x 2,40m, com 36 bancos estofados e vasto material anatômico, sala de preparo para peças anatômicas com entrada independente e isolada, tanque de inox para conservação das peças naturais, exaustores, ventilação, iluminação natural e artificial, pias com bancada, material de segurança, permitindo a realização de aulas práticas nas mais diversas áreas da saúde animal.

Anatomia Sintética

Localizado no 5º piso do Bloco B, com com 61,94m2, está mobiliado com 06 (seis) mesas de inóx de 2,20 X 1,20 X 0,90m, mesa e cadeira para o professor, 30 banquetas acolchoadas, quadro branco, recursos audiovisuais (projetor multimídia) e equipado com todo o material necessário ao estudo desta área.

Biologia

Localizado no 5º piso do Bloco B, com com 61,94m2, está mobiliado com 05 (cinco) mesas de granito de 2,40 X 1,20 X 0,90m, mesa pe cadeira para o professor, 30 banquetas acolchoadas, quadro branco, recursos audiovisuais (projetor multimídia) e equipado com 20 microscópios Binoculares de última Geração.

Bloco Cirúrgico de Grandes Animais

O Bloco Cirúrgico de Grandes Animais fica localizado no subsolo do Bloco A, com área de 62,21 m2, está equipado com computador, micro-ondas, mesa cirúrgica, bisturi eletrônico, mesa de materiais (instrumentação), 2 foco de luz, bomba de vácuo (aspirador), aparelho de anestesia, ar condicionado, iluminação natural e artificial, pias com bancada, material de segurança, permitindo a realização de aulas práticas nas mais diversas áreas da saúde animal.

Bloco Cirúrgico de Pequenos Animais

O Bloco Cirúrgico de Pequenos Animais fica localizado no subsolo do Bloco A, com área de 37,60 m2, está equipado com mesa cirúrgica, mesa de materiais (instrumentação), 3 foco de luz, aparelho de anestesia, ar condicionado, iluminação natural e artificial, pias com bancada, material de segurança, permitindo a realização de aulas práticas nas mais diversas áreas da saúde animal.

Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico

O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico desenvolve o seu processo de ensino em aulas teóricas e práticas. As aulas teóricas são ministradas em salas de aula e auditórios da Escola Técnica Vértix. As aulas práticas são ministradas nos laboratórios de Mecânica, localizados nos laboratórios de aulas práticas no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico localizado na Rua João Moreira Bastos, com uma área de aproximadamente 700m² com toda a infraestrutura e segurança aos nossos alunos.

Uma ampla infraestrutura equipada com:

  • Laboratório de Torneamento.
  • Laboratório de Ajustagem Mecânica.
  • Laboratório de Manutenção Eletromecânica.
  • Laboratório de Soldagem a gás.
  • Laboratório de Soldagem Elétrica.
  • Laboratório de Fresassem.
  • Laboratório de Retificação.
  • Laboratório de Máquinas Especiais de Usinagem.
  • Laboratório de Automação Hidráulica, Pneumática e Robótica.
  • Laboratório de CAD/CAM 1.
  • Laboratório de CAD.
  • Laboratório de Automação em Usinagem.
  • Laboratório de Metrologia.
  • Laboratório de Fundição.
  • Laboratório de Ensaio de Materiais.
  • Laboratório de Metalografia.
  • Laboratório de Tratamentos Térmicos.
  • Laboratório de Manutenção Mecânica.

Complexo Poliesportivo

O Campus da Faculdade Vértice em Matipó – MG, possui um conjunto de ambientes próprios à prática esportiva e ao desenvolvimento de atividades lúdicas e recreativas, considerado como Complexo Poliesportivo do Curso de Licenciatura em Educação Física. Podemos descrever tais ambientes, como sendo:

Pista de Atletismo: Semioficial de 200 metros, onde são desenvolvidas atividades inerentes à disciplinas: Metodologia de Ensino do Atletismo, Metodologia do Treinamento Esportivo, Metodologia da Avaliação Física e disciplinas específicas de Prática Pedagógica, sendo um dos principais laboratórios para desenvolvimento das atividades de formação dos futuros professores, além de utilização do espaço físico para desenvolvimento de projetos que visa atender à comunidade com atividades físicas e esportivas de cunho social;

Laboratório de Dança e Movimentos Expressivos: Local onde se desenvolvem as atividades das disciplinas: Metodologia de Ensino da Dança, Práticas Corporais e Diversidade Cultural e outras disciplinas que trabalhem de forma pedagógica o conteúdo Dança e atividades expressivas e de cunho artístico, dentro das práticas de ensino do curso;

Laboratório de Ginástica: Local onde se desenvolvem as atividades das disciplinas: Metodologia de Ensino da Ginástica Artística, Metodologia de Ensino da Ginástica, Metodologia de Ensino da Ginástica Rítmica, e outras disciplinas que trabalhem de forma pedagógica o conteúdo Ginástica e atividades dentro das práticas de ensino do curso;

Laboratório de Artes Marciais: Local onde se desenvolvem as atividades das disciplinas: Metodologia de Ensino das Artes Marciais, Metodologia do Treinamento Esportivo, e outras disciplinas que trabalhem de forma pedagógica o conteúdo Lutas e atividades dentro das práticas de ensino do curso;

Laboratório de Avaliação Física: Local onde se busca propiciar aos alunos do curso de forma a contemplar os principais testes, medidas e avaliações; esse espaço visa em primeiro lugar, trabalhar de forma pedagógica, onde o aluno e futuro professor, aprende a lidar com a realidade escolar brasileira, que não dispõe de recursos materiais em quantidade e qualidade suficientes, formando o futuro professor de Educação Física, dando subsídios para que adapte esse conteúdo à realidade escolar brasileira. São desenvolvidas atividades das disciplinas: Metodologia da avaliação Física, Metodologia do Treinamento Esportivo, e outras disciplinas que trabalhem de forma pedagógica o conteúdo e atividades dentro das práticas de ensino do curso;

02 (duas) Quadras Esportivas: Sendo uma poliesportiva tamanho oficial (Futsal, Voleibol, Basquetebol, e outras modalidades) e outra, menor, para modalidades como Peteca e Badminton. As quadras estão dotadas de refletores que permitem a iluminação artificial do ambiente para jogos noturnos. Tais quadras foram construídas com piso de concreto polido (camada de 30 cm), por empresa especializada neste tipo de construção e encontram-se pintadas com tinta de alta resistência, própria para o desenvolvimento destas atividades. Nas laterais destas quadras e entre as mesmas, existem enormes alambrados com 6 metros de altura que limitam os ambientes e evitam que as bolas sejam extraviadas. Na lateral superior existe uma arquibancada que permite um número de 300 espectadores sentados durante as partidas disputas no ambiente.

01 campo de Futebol Society gramado: Com traves, arquibancada para 400 pessoas na parte lateral superior e alambrado com mais de 6 metros nas lateral. O campo também está equipado com refletores que permitem o seu uso após o entardecer.

01 piscina semiolímpica: Construída em alvenaria com dimensões de 25 m x 13 m, possui boias que delimitam suas raias e equipamento para filtragem e tratamento da água, além de blocos de saída e local específico para o ensino da Natação e atividades aquáticas desenvolvidas que trabalhem de forma pedagógica o conteúdo, e atividades dentro das práticas de ensino do curso;

As instalações descritas, constituem-se em uma importante ligação entre a sociedade e a Faculdade Vértice, através das atividades de pesquisa, extensão e projetos culturais desenvolvidos. Possui 02 Vestiários, 01(um) masculino e 01(um) femininos, com armários tipo escaninho, para guardar o material, duchas e instalações sanitárias com adequações aos portadores de necessidades especiais. Além disso, podemos encontrar na Faculdade Vértice inúmeras áreas de convivência, e até mesmo uma academia de musculação, que apesar de terceirizada, pode ser utilizada pelos docentes e alunos da Instituição. Seu amplo estacionamento e uma imensa área verde complementam o Campus da Faculdade Vértice e se constituem num rico laboratório ao ar-livre, que permite aos usuários e docentes da Faculdade Vértice a exploração da criatividade e da flexibilidade no desenvolvimento de práticas pedagógicas nas mais diferentes áreas.

Laboratório de Prática Pedagógica e Movimento: Possui espaço amplo, janelas nas laterais, iluminação e ventilação natural e artificial. Neste ambiente são utilizados colchonetes de 2,00 m x 1,20 m, Plinto com 6 graduações, Prancha Ethafon e bancos suecos, permitindo diferentes arrumações específicas para o tipo de prática à ser desenvolvida. Neste mesmo ambiente existem dezenas de brinquedos pedagógicos visando as práticas da área.

Concreto/ Materiais de Construção

Está situado no Centro de Desenvolvimento Tecnológico, com área de 105,00 m2, equipado com 01 betoneira, 02 baias para agregados miúdos e graúdos, 01 Capeador para corpo de prova cilíndrico diam.15 x 30 cm; 02 Formas prismáticas para concreto de 15x15x50;05Moldes de corpo de prova cilíndrico diam. 15 x 30 cm; 02 Recipientes cilíndricos para determinação da massa específica, com diam. 360 x 295 cm (30 L), diam. 450 x 566 ( 90 L); 01 Baldes de Plastico com capacidade de até 20 l; 01 Balde Galvanizado de capacidade 20l; 02 Bandeja Galvanizada 50 x 30 x 6 cm; 02 Conjunto para execução de Slumptest completo, dotado de haste, funil, cone, base e colher/concha de concreto.; 01 Conjunto de Peneiras de diâmetro 8 x 2”, composto por 10 peneiras, tampa e fundo, com escova de bronze para limpeza; 01 Prensa Hidráulica para rompimento de concreto com capacidade de até 100 toneladas, acionada manualmente, equipada com um manômetro digital e dispositivo para romper blocos de até 20 x 20x 44 cm; 01 betoneira com capacidade de xx litros; 01Balança Eletrônica Digital com capacidade máxima de 30Kg e precisão de 10g, 5g e 2g e capacidade de bateria de até 150 horas.

Construção Civil

Está situado no Centro de Desenvolvimento Tecnológico, com área de 80,00 m2, equipado com uma casa modelo onde os alunos podem visualizar alvenaria, engradamento de cobertura, telhas, instalações hidráulicas e elétricas, revestimentos, etc. Também equipado com painéis com disjuntores, capacitores, tomadas, interruptores, lâmpadas, fiações, etc, com a divisão de circuitos, sendo um painel em 110V e outro em 220V.

Cultivo Celular

O Laboratório de Cultivo Celular fica localizado no 1º andar do Bloco A, com área de 22,55 m2, está equipado com 2 bancadas, incubadora, geladeira, autoclave, estufa, micro-ondas, balança de precisão, 2 bicos de Bunsen, Capela (bancada de fluxo), estufa, container de água destilada, ar condicionado, iluminação natural e artificial, pias com bancada, material de segurança, permitindo a realização de aulas práticas nas mais diversas áreas da saúde animal.

Desenho Técnico

Localizado no 5º piso do Bloco B, com 61,94m2, o Laboratório de Desenho Técnico da FACULDADE VÉRTICE, mobiliado com um conjunto de 20 (vinte) mesas de desenho, possui ainda a mesa do professor com quadro branco, tela retrátil e recursos audiovisuais (projetor multimídia, retro-projetor, DVD). Em seus 61,94m2 possui, instalação elétrica e todo o material necessário as aulas de desenho.

Didáticos Especializados: Qualidade

As atividades práticas integrantes das unidades de ensino dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Mecânica são realizadas nos Laboratórios da Instituição, no Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico e demais laboratórios do curso. Eventualmente, os alunos tem a oportunidade de visitarem obras do município, o que contribui para ampliar a vivencia prática e a interdisciplinaridade.

Didáticos Especializados: Quantidade

As atividades práticas integrantes de unidades de ensino dos cursos de Bacharelado em Engenharia Civil e Engenharia Mecânica são realizadas no Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, e nos demais Laboratórios do Curso (conforme descrição abaixo).

Os alunos contam com os laboratórios de suporte de formação básica e específica devidamente planejados, para atender às demandas tanto no aspecto pedagógico, quanto conforto ambiental que é um determinante para a execução adequada das propostas pedagógicas.

Didáticos Especializados: Serviços

Os laboratórios dos Cursos de Engenharia Civil e Engenharia Mecânica da Faculdade Vértice – Univértix, são organizados atualmente por 2 (dois) técnicos de laboratório que auxiliam na organização antes e durante as aulas práticas.

A faculdade dispõe ainda de um funcionário especializado na manutenção preventiva de todos os equipamentos laboratoriais, assim como quando apresentam defeito.

Os alunos contam com os laboratórios de suporte de formação básica e específica devidamente planejados para atender às demandas tanto no aspecto pedagógico quanto conforto ambiental que é um determinante para a execução adequada das propostas pedagógicas.

As aulas práticas são conferidas pelas vivências interdisciplinares e a disponibilidade de laboratórios multiuso que representam ponto importante do cuidado institucional. Destacam-se instalações laboratoriais que, além de atenderem às normas de biossegurança, ventilação e preservação ambiental, possuem regulamentos próprios. Todos os laboratórios são equipados com bancos, mesas, quadros, armários e lixeiras, além de serem climatizados com ventiladores ou ar-condicionado.

Entomologia e Sistemática Vegetal

Estruturas de Concreto

Está situado no Centro de Desenvolvimento Tecnológico, com área de 40,00 m2, equipado com um três pórticos sendo um composto de sapatas, pilares e viga já concretados, outro com armaduras de sapatas (divisa e central), pilares e viga sem serem concretados, outro com armaduras de blocos de coroamento de estacas (uma e duas estacas), pilares e viga sem serem concretados, uma maquete de uma estrutura sem concretar composta de sapatas, arranques dos pilares, vigas baldrames e armadura da laje de piso.

Estruturas Metálicas

Está situado no Centro de Desenvolvimento Tecnológico, com área de 40,00 m2, equipado com um Atuador de Cargas, um Pórtico Deslocável, um Pórtico não deslocável, um Pórtico de Reações, uma Treliça, Sistemas de apoio e amostras de perfis.

Fertilidade dos Solos

Física

Está situado no 5º pavimento do bloco B, com área de 50,88 m2, equipado com 3 bancadas; 21 banquetas; 1 quadro branco; 1 ventilador; 1 Princípio de Inércia, 1 Plano Inclinado Kersting; 1 Rampa Tipo Moller; 6 Tubos em “U”; 1 Meios de Propagação de Calor; 3 Gerador Van der Graff; 3Multímetro Digital; 2 Multímetro Analógico; 2 Capacitor de Placas Paralelas; 2 Conjunto Eletromagnético de Kurt projetável; 2 Conjunto de Eletricidade e Eletromagnetismo; 2 Banco Óptico Linear; 1 Cubas de Ondas com Eletroboflash, Refletor, Painel e Frequencímetro; 1 Disco de Newton; 3 Suportes de alumínio; 3 Planos inclinado; 3 Blocos de borracha; 3 Blocos de madeira; 3 Fitas métricas graduada em m, dm, cm, mm (enumerada em dm); 3 Bases quadriculada e transferidor ambos em acetato de 20X20 cm; 3 Cubas com 1 dm cúbico, em acrílico; 3 Dinamômetros tubular de 0 a 5N, precisão de décimos; 3 Massas de 100g com ganchos; 3 Carrinhos com marcador de tempo e massas; 3 Pistas para carrinho com alça e mola; 3 Suportes de (40 x 3,8 x 1,5)cm, com furos e com grampo fixador; 3 Foguetes (base garrafa plástica); 3 Bombas Manuais (encher pneu); 3 Réguas com 4 escalas, de 40 cm, para barra de momento; 9 pinos ; 6 ganchos, 6 eixos1/8″, 6 tubos 3/16″e 1/8″e parafuso; Roldanas: 12 de 30 mm (3 c/alça), 1de 60 mm; 3 Calhas de alumínio e esfera de aço, diâmetro de 24 mm; 3 Blocos de MDF com gancho e furos.; 3 Varetas em L, de 40 cm e 9 esferas de plástico furadas, diâmetro de 24 mm; 3 Molas espiral; 3 Rolos de cordão trançado e ganchos; 3 Barras de Al com gancho, 100 g; 3 Bequer de polietileno, 1000 ml; 3 Provetas de polietileno, 100 ml; 3 Mangueiras de PVC 1/8″(50cm),3/16″(1m) e de látex 1/4″(50cm); 3 Vasos comunicante; 3 Medidores de desnível via pressão atmosférica; 3 Visualizadores de pressão diferencial (princípio de stevin); 3 Bidilatômetro (linear); 3 Dilatoscópios (superficial – placa c/ furo e calota); 3 Erlenmeyer, 250ml com rolha furada; 3 Termômetro (-10 a 110oC), líq. vermelho, escala externa; 3 Seringas vidro de 10ml e seringa de plásico de 20ml; 3 Ebulidores; 3 Balão de látex; 3 Fontes de tensão (0 a 20)V DC e (12 e 24)V AC/30W – 110/220V; 3 Placa de circuito com 20 furos (protoboard); 9 lâmpadas e fios conectores; 3 Placas de circuito com resistores, diodo e capacitor; 3 Multímetros digitais; 3 Cabos elétricos com garras (4 de 25cm); 3 Motores elétrico 12V; 3 Imãs em barra (7,5x1,5x1,5)cm, campo transversal; 3 frascos c/ limalha de Ferro; 3 Bobinas (40) espiras; 3 Bússolas com agulha de 2cm; 3 Placas de Petri; 3 Terminais de Ligação.

Hidráulica

Está situado no 1º pavimento do bloco B, com área de 61,94 m2, equipado com APARELHO DE ESCOAMENTO EM CONDUTOS FORÇADOS – Equipamento capacitado a realizar ensaios relativos à Mecânica dos Fluidos, Teorema de Torricelli, Efeito Venturi, Hidrodinâmica, Hidrostática, perda de carga em condutos fechados. Possibilita ensaios de Vazão, perda de carga, variação de pressão, equação de Bernoulli. Acompanha o aparato um manual com práticas e um software para análise da pressão diferencial e Venturin;  CONJUNTO DE DESCARGAS JATOS LIVRES – Reservatório vertical de acrílico para demonstração longitudinal de jato de agua, em relação à pressão estática e o potencial de um fluido conforme a vazão de uma coluna de agua, utilizando vários orifícios.  Será acoplado um sistema contendo uma bomba e moto bomba para análise de recalque; CANAL DE ESCOAMENTO ABERTO – Canal de acrílico onde se realiza experimento de ensaios de comportas e vertedores e ressaltos hidráulicos. Demonstra o comportamento dos fluidos através de observações do escoamento pelo canal, facilitando assim a compreensão dos fenômenos do escoamento e suas consequências em condutos abertos e tipos de movimentos. O sistema terá uma calha cuja inclinação será variável para calculo de inclinação de canal.

Histologia

O Laboratório de Histologia fica localizado no 1º andar do Bloco A, com área de 29,57 m2, está equipado com 2 bancadas, bico de Bunsen, ar condicionado, iluminação natural e artificial, material de segurança, permitindo a realização de aulas práticas nas mais diversas áreas da saúde animal.

Informática

Laboratório de Informática I

Com 61,94 m2, mobiliado com um conjunto de 15 mesas próprias para computadores, possui ainda a mesa do professor com quadro branco, e recursos audiovisuais (Televisão 50”) e ar condicionado. Contêm 30 Micro-computadores:  2ª Geração do Processador Intel® Core™ i3-4150 (3.5GHz,), Windows® 7 Professional 64-Bit, Monitor Dell E1914H de 18,5 pol. – Widescreen, Microsoft® Office Home andStudent 2010<br>(Word, Excel, PowerPoint e OneNote), Disco Rígido 500GB, SATA (7200 RPM), Dell Vostro , Memória 4GB, Dual Channel DDR3, 1333MHz (2x2Gb), Teclado Dell com entrada USB, em Português, Mouse laser, Gravador de DVD+/- RW 16x, Placa de Rede Integrada 10/100/1000, Leitor de Cartões 8 em 1; interligados em rede interna (intranet) e em rede externa (internet), via wireless, com acesso via link próprio e sistema  Windows 7.

Laboratório de Informática II

Laboratório de última geração, com 87,94 m2, mobiliado com um conjunto de 16 mesas próprias para computadores, possui ainda a mesa do professor com quadro branco e recursos audiovisuais (projetor multimídia) e ar condicionado. Este laboratório contém 32 Micro-computadores: 2ª Geração do Processador Intel® Core™ i3-2120 (3.3GHz, 4 Threads, 3Mb Cache), Windows® 7 Professional 64-Bit, Monitor Dell E1912H de 18,5 pol. – Widescreen, Microsoft® Office Home andStudent 2010<br>(Word, Excel, PowerPoint e OneNote), Disco Rígido 500GB, SATA (7200 RPM), Dell Vostro 260, Memória 4GB, Dual Channel DDR3, 1333MHz (2x2Gb), Teclado Dell com entrada USB, em Português, Mouse laser, Placa de videonVidia GeForce GT620 1GB, 64-bits, Gravador de DVD+/- RW 16x, Placa de Rede Integrada 10/100/1000, Leitor de Cartões 8 em 1. Todos cabeados numa rede de internet local.

Laboratório de Informática II

Laboratório de ultima geração, com 83,50 m2, mobiliado com um conjunto de 14 mesas próprias para computadores, possui ainda a mesa do professor com quadro branco, tela retrátil e recursos audiovisuais (projetor multimídia) e ar condicionado. Este laboratório contém 28 Micro-computadores: 2ª Geração do Processador Intel® Core™ i3-32400 (3.4GHz), Windows® 7 Professional 64-Bit, Monitor Dell E1912H de 18,5 pol. – Widescreen, Microsoft® Office Home andStudent 2010<br>(Word, Excel, PowerPoint e OneNote), Disco Rígido 500GB, SATA (7200 RPM), Dell Vostro , Memória 4GB, Dual Channel DDR3, 1333MHz (2x2Gb), Teclado Dell com entrada USB, em Português, Mouse laser, Placa de videonVidia GeForce GT620 1GB, 64-bits, Gravador de DVD+/- RW 16x, Placa de Rede Integrada 10/100/1000, Leitor de Cartões 8 em 1. ; interligados em rede interna (intranet) e em rede externa (internet), via wireless, com acesso via link próprio e sistema  operacional Windows 7. Os laboratórios são utilizados como recurso didático-pedagógico pela maioria das disciplinas do curso e fornece aos docentes um local para pesquisa e desenvolvimento de trabalhos acadêmicos.

Materiais de Construção

Está situado no 1º pavimento do bloco B, com área de 61,18 m2, equipado com 01 Fogareiro a gás de duas bocas com botijão, 01 Conjunto para a execução do ensaio de Limite de Plasticidade com cilindro de gabarito e placa de vidro esmerilhada, 01 Estufa para realização de retirada da umidade de amostras de solos e agregados, elétrica, 01 Conjunto de Peneiras de diâmetro 8 x 2” e agitador mecânico, composto por 10 peneiras, tampa e fundo, com escova de bronze para limpeza, 01 Balança Eletrônica Digital com capacidade máxima de 30Kg e precisão de 10g, 5g e2g e capacidade de bateria de até 150 horas, 01 Balança mecânica com tripla escala capacidade de 2610g e precisão de 1g, 01 Penetrômetro Universal completo dotado de agulha para permeâmetro universal, 02 Bandeja Galvanizada 50 x 30 x 6 cm, 04 Provetas Graduadas de vidro com capacidades de 1000, 500, 100, 10 ml e graduações respectivamente de 10, 5, 1, 0,2 ml; 01 Cronometro digital 60 minutos; 02 Baldes de Plástico com capacidade de até 20 l; 01 Recipientes cilíndricos para determinação da massa específica, com diam. de 220 x 268 cm (10 L), diam. 260 x 283 cm (15 L), 01 Moldes de corpo de prova cilíndrico diam. 15 x 30 cm; 01 Termo higrômetro digital; Vidrarias e recipientes específicos para a manipulação de agregados, pinceis para limpeza de peneiras, espátulas, papel filtro, escovas, pinças de madeira e demais materiais de utilização específica do laboratório de matérias de construção.

Materiais de Construção II

Está situado no Centro de Desenvolvimento Tecnológico, com área de 40,00 m2, equipado com painéis com fluxogramas ligando diversos materiais utilizados na construção civil aos materiais (minerais, etc) de sua origem na natureza e amostras destes materiais de construção.

Microbiologia I

Localizado no 5º piso do Bloco B, com 61,94m2, o Laboratório de Microbiologia da Faculdade Univértix Campus Matipó, mobiliado com um conjunto de 05 (cinco) mesas próprias de granito, com dimensões de 2,4m x 1,20m x 0,90m, possui ainda a mesa do professor com quadro branco, tela retrátil e recursos audiovisuais (projetor multimídia). O laboratório de Microbiologia da Faculdade Vértice, está equipado para atender os mais rigorosos padrões de qualidade e segurança exigidos. Em seus 61,94m2 possui, instalação elétrica, capela com exaustão e uma série de equipamentos e vidrarias.

Microbiologia II

O Laboratório de Microbiologia fica localizado no 1º andar do Bloco A do Hospital Escola Veterinário, com área de 30,3 m2, está equipado com 2 bancadas, com 25 bancos estofados, incubadora, geladeira, autoclave, 2 bicos de Bunsen, Capela (bancada de fluxo), estufa, Refratômetro digital, Container de água destilada, ar condicionado, iluminação natural e artificial, pias com bancada, material de segurança, permitindo a realização de aulas práticas nas mais diversas áreas da saúde animal.

Microscopia I

O Laboratório de Microscopia fica localizado no 5° andar do Bloco B no Campus da Faculdade Univértix Matipó, com área de 58,93 m2, está equipado com 08 mesas, com 36 bancos estofados e 17 microscópios, televisão, ar condicionado, quadro branco, iluminação natural e artificial, pias com bancada, material de segurança, permitindo a realização de aulas práticas nas mais diversas áreas da saúde animal.

Microscopia II

O Laboratório de Microscopia fica localizado no 1º andar do Bloco A no Hospital Escola Veterinário, com área de 58,93 m2, está equipado com 08 mesas, com 36 bancos estofados e 15 microscópios, televisão, ar condicionado, quadro branco, lupa, balança de precisão, iluminação natural e artificial, pias com bancada, material de segurança, permitindo a realização de aulas práticas nas mais diversas áreas da saúde animal.

Nutrição Animal

O Laboratório de Nutrição Animal fica localizado no 1º andar do Bloco A, com área de 24,82 m2, está equipado com 2 bancadas, aquecedor, destilador de nitrogênio, micro digestor, selador de saco, forno mufla, bico de Bunsen, container de água destilada, ar condicionado, iluminação natural e artificial, pias com bancada, material de segurança, permitindo a realização de aulas práticas nas mais diversas áreas da saúde animal.

Parasitologia

O Laboratório de Parasitologia fica localizado no 1º andar do Bloco A, com área de 29,2 m2, está equipado com bancadas, incubadora, destilador de água, ar condicionado, iluminação natural e artificial, pias com bancada, material de segurança, permitindo a realização de aulas práticas nas mais diversas áreas da saúde animal.

Patologia

Localizado no subsolo do Bloco A, com área de 28,5 m2, está equipado com mesa, câmara fria de grandes animais, bancada com 3 pias, kit necropsia, iluminação natural e artificial, material de segurança, permitindo a realização de aulas práticas nas mais diversas áreas da saúde animal.

Patologia Pequenos Animais

Localizado no subsolo do Bloco A, com área de 38,76 m2, está equipado com 3 mesas, 2 bancadas com 2 pias, kit necropsia, iluminação natural e artificial, material de segurança, permitindo a realização de aulas práticas nas mais diversas áreas da saúde animal.

Prática Pedagógica e Movimento

Localizado no 5º andar do Bloco B, possui 61,44 m2, bancada de granito com pia e armários, amplas janelas nas laterais, iluminação e ventilação natural e artificial. Neste ambiente são utilizados colchonetes de 2,00 m x 1,20 m, Plinto com 6 graduações, Prancha Ethafon e bancos suecos, permitindo diferentes arrumações específicas para o tipo de prática à ser desenvolvida. Neste mesmo ambiente existem dezenas de brinquedos pedagógicos visando as práticas da área.

Propriedades Mecânicas e Soldagem

2 Fresas de Topo aço rápido 8 mm de 2 Cortes, 1 Fresa de topo aço rápido 6 mm de 2 cortes, 3 micrômetros de 0 a 25 mm, 3 micrômetros de 50 a 75mm, 2 máquinas de solda, 1 base magnética para relógio comparador, 1 compressor de 240 libras, 3 Multímetros Digital Fulke 117, 1 Capacímetro Digital, 1 Torno Mecânico, 1 Fresadora, 1 Furadeira de Bancada, 15 Óculos Transparente de proteção, 5 Pares de luvas para Mecânico, 5 Broca 3/16, 5 Broca 1/4, 5 Broca 5/16, 5 Broca 3/8, 5 Broca 3/8, 5 Broca 1/2, 20 Discos 4 ½”; 10 Serrinhas, 5 Lentes Nº 12 para Máscara de Solda, 50 Parafusos, Porcas e arruelas ¼; 5/16; 3/8, 5 Pincéis para Tinta 1” e 1 ½”, 10 Lixas para Ferro, 10 Eixo  1020 A 1 ½” x 300mm, 10 Eixo 1030 A 1 ½” x 300mm, 3 Saca Ploia, 3 Morsa Nº 08, 3 Paquímetro, 1 esmeril, 1 esmeril, 1 relógio comparador, 1 calibre de lâminas, 1 Paquímetro de profundidade, 2 jogo de ferramentas, 3 Alicate Amperímetro Digital Fluke 322, 3 Alicate Universal, 3 Alicate de trava interna e externa, 3 Alicate de corte, 3 Jogo de Chave Torx, 1 Jogo de chave de soquete ou cachimbo, 3 Chave inglesa e de Grifo, 5 Máscara de solda, 15 Óculos transparente, 5 luvas de raspa de couro e vaqueta, 5 Máscara transparente para corte, 2 Kit de primeiros socorros, 10 Avental de raspa de couro, 1 Furadera Manual.

Química

Está situado no 5º pavimento do bloco B, com área de 61,94 m2, equipado com 1 geladeira; 8 bicos de bunsen com sistema de gás; 1 destilador; 1 estufa de esterilização e secagem; 2 PH metro; 1 capela; 1 balança de precisão; 1 espectrofotômetro; 1 balança semianalítica e vidrarias específicas.

Química e Bioquímica

Localizado no 5º piso do Bloco B, com com 61,94m2, o Laboratório de Química e Bioquímica da FACULDADE VÉRTICE, mobiliado com um conjunto de 05 (cinco) mesas próprias de granito, com dimensões de 2,4m x 1,20m x 0,90m, possui ainda a mesa do professor com quadro branco, tela retrátil e recursos audiovisuais (projetor multimídia). O laboratório de química e bioquímica da Faculdade Vértice, está equipado para atender os mais rigorosos padrões de qualidade e segurança exigidos. Em seus 61,94m2 possui, instalação elétrica, chuveiro, lava olhos, capela com exaustão e uma série de equipamentos e vidrarias.

Segurança do Trabalho

Está situado no Centro de Desenvolvimento Tecnológico, com área de 40,00 m2, equipado com diversos equipamentos como IBTUG (01 unidade), higrotermoanemômetro (01 unidade), medidor de vibração ocupacional (02 unidades), decibilímetro (02 unidades), luxímetro (02 unidades), maca (01 unidade) com kit de imobilização e resgate (padrão CIPA), com prancha de polietileno e vários acessórios necessários para o atendimento em casos de acidentes e EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual, tais como, capacetes, óculos diversos, máscaras de solda e protetores auriculares entre outros).

Sementes

Semiologia e Semiotécnica

O Laboratório de Semiologia e Semiotécnica é um espaço reservado para o aprendizado dos acadêmicos de enfermagem, que tem a oportunidade de praticar e aprender em grupos de alunos, com o auxílio dos professores e monitores.
Neste ambiente a proposta é desenvolver habilidades técnicas e psicomotoras nos alunos do curso de enfermagem e de outros cursos de graduação nas práticas do cuidar. O referido laboratório e conta com os materiais e equipamentos descritos na sequencia.
– Área: 150 m².

Material Relacionado
– Aparelho de Pressão aneróide com braçadeira impermeável e indicativo da artéria nos: bebê (circunferência – 9,8 a 13,3 cm); criança (Circunferência 12,4 a 16,8 cm); infantil (Circunferência 15,8 a 21,3 cm); Adulto pequeno (Circunferência 20,0 a 27,0 cm); Adulto Circunferência 25,3 a 34,3 cm); Adulto Grande (Circunferência 32,1 a 43,4cm); Coxa (Circunferência 40,7 a 55,0 cm);
– Estetoscópio adulto/infantil duplo – modelo Rapport
– Estetoscópio duplo para treinamento com dupla haste
– Termômetro clínico
– Termômetro digital com visor
– Termômetro digital de ouvido
– Lanterna clínica formato caneta
– Otoscópio
– Oftalmoscópio
– Torpedo de Oxigênio com válvula reguladora Conjunto de Emergência p/Oxigenação portátil
– Fluxômetro de Oxigênio
– Fluxômetro Ar comprimido
– Conjunto para nebulização com traquéia
– Micro nebulizador
– Reanimador Manual adulto siliconizado c/ reservatório
– Reanimador Manual infantil silicone c/reservatório
– Reanimador Manual Neonatal siliconizado c/ reservatório
– Cânula de Guedel plástica transparente – conjunto completo
– Comadre tipo pá em inox
– Papagaio inox
– Jarro em inox s/base capacidade 2,5 L
– Cuba redonda 8 cm em inox
– Cuba rim inox 26x12x6 cm
– Cuba retangular inox 32x24x4cm cap. 2,300 ml – bandeja
– Cuba retangular inox 37x27x4cm cap. 3,000 ml bandeja
– Cuba retangular inox 30x20x4cm cap. 1,800 ml bandeja
– Bacia inox diâmetro – 32 cm cap. 3,100 ml
– Balde Inox capacidade 5 litros
– “Cama hospitalar com as seguintes características: articulável para movimentos Fawler, semi-fawler e trendelemburg, acionamento através de manivelas cromadas e escamoteáveis; cabeceira e peseira removíveis; pés recuados com rodas de 4” de diâmetro e freios de dupla ação em diagonal; grades em inox, suporte de soro em inox. Dimensões: comp. 2090 mm x larg. 900 mm x altura leito 650 mm
– Colchão hospitalar revestido em napa com respiro nas laterais, densidade 26 ou 28 (Observar diâmetro da cama).
– Escadinha 2 degraus – Estrutura tubular em aço inox, piso revestidos por borracha antiderrapante e bordas em aço inox, pés com ponteiras de PVC.
– Mesa de cabeceira e refeição acoplada: em estrutura de madeira de fibra compactada totalmente revestido interna e externamente com laminado decorativo. Portas com puxadores, sendo um central com prateleiras internas e outra com gaveta. Tampo de refeição ajustável de altura em cinco posições através de pinos trava. “Rodízios de 2”.
– Carro de curativo – tampo prateleira, pés, varandas e suporte para bacia e balde em aço inox. “Rodas de 3”
– “Carro Porta Saco (Hamper), estrutura em aço inox, rodas de 2”.
– “Suporte para soro, altura regulável, estrutura em aço inox com 4 rodas de 2”, haste superior em aço inox com 4 ganchos (no mesmo nível).
– Carro maca com elevação – estrutura em aço esmaltado; leito estofado removível, com revestimento em courvin; cabeceira regulável em quatro posições; altura regulável com elevação de fácil manejo, através de manivela cromada e escamoteável; rodízios de 5″ de diâmetro, dois freios em diagonal; grades laterais cromadas em tudo de aço, suporte de soro. Dimensões: comp. 1960 mm x lar. 610mm x alt. max 970 mm e al. mínima 630 mm.
– Biombo triplo com plástico: estrutura tubular, dobrável para ambos os lados, com dois eixos giratórios; rodízios de 2 1/2″ de diâmetro laterais; dimensões: comp. 1870 mm x altura 1800 mm.
– Cadeira de rodas dobrável, para adulto, cromada, assento e encosto em courvin, freios bilaterais, rodas grandes traseiras com rolamentos e pequenas rodas giratórias à frente, braços removíveis, apoios eleváveis para pernas.
– Aspirador portátil (bomba vácuo aspiradora) capacidade 1 litro sem rodízios
– Inalador nebulizador com 4 saídas bivolt
– Monitor Advantage para medir glicose contendo: aparelho, lancetador, lancetas,
– Instrumentais para montagem de material de curativo, retirada de pontos e cateterismo:
– Tesoura cirúrgica reta 16 cm ponta romba fina
– Tesoura cirúrgica curva 16 cm ponta romba fina
– Tesoura íris curva 11,5 a 12 cm
– Pinça anatômica 16 cm
– Pinça dente-rato 16 cm
– Pinça adson sem dente 12 cm
– Pinça Adson com dente 12 cm
– Pinça Pean 16 cm
– Pinça Crile reta 16 cm
– Cabo de bisturi nº. 3
– Material para conforto e higiene
– Banheira inflável
– Chuveiro Prática capacidade 10 l
– Almofada d´água redonda 45 cm
– colchão inflável casca de ovo 1,90 x 0,87 cm
– Almofada d´água quadrada 45 x 45 cm
– Almofada d´água higiênica 43 cm
– Caixa para esterilização 20x10x5 cm perfurada
– Caixa para esterilização 20x10x5 cm
– Óculos de proteção anti-embaçante
– Almotolias plásticas bico curvo 60 ml cor transparente
– Almotolias plástica bico curvo cor âmbar
– Manequim simulador de cuidados com o paciente: Realiza os seguintes itens: higiene pessoal, limpeza de próteses removíveis; levantamento e mobilização; enfaixamento, curatativo; irrigações (olho, ouvido, nariz, estômago, intestino, bexiga); injeções (intramuscular e subcutânea); lavagem e gavagem naso-gástricas; tratamento c/ oxigênio, respiração artificial; cuidados com traqueostomia; cateterização masculina e feminina; cuidado com ostomias; administração de enemas.
– Modelo simulador de venopunção adulto
– Compressor de ar comprimido com possibilidade de 4 a 6 conexões de para nebulização
– Tronco para medidas em caso de asfixia adulto
– Tronco para medidas de asfixia, criança.
– Seio Cobaia
– Modelo didático Mamamiga
– Tabela de Snellen
– Quadro de DST/AIDS
– Colar cervical –  pequeno, médio, grande -.
– Geladeira – refrigerador
– Maletas plásticas
– Cintos de transporte (doação)
– Material de higiene e conforto:
– banheira inflável
– chuveiro prática de 10 l
– Almofadas de conforto (redonda quadrada ).
– Roupas de tecido
– lençol de tecido
– colcha
– pijamas (calça e jaleco)
– toalha de banho
– toalha de rosto
– Travesseiro
– Cobertor
– Fronha
– Rolo redondo – espuma
– bandagem triangular
– Campos cirúrgicos na cor azul de tecido
– 30cm x 30 cm
– 60 cm x 60 cm
– 100 cm x 80 cm
– avental cirúrgico
– Talas de imobilização de papelão

Solos

Está situado no 1º pavimento do bloco B, com área de 60,88 m2, equipado com 01 Fogareiro a gás de duas bocas com botijão, 01Conjuntos para a execução do ensaio de Limite de Plasticidade com cilindro de gabarito e placa de vidro esmerilhada, 01 Estufa para realização de retirada da umidade de amostras de solos e agregados, elétrica, 01 Conjunto completo de Permeâmetro de carga Constante, 01 Balança Eletrônica Digital com capacidade máxima de 30Kg e precisão de 10g, 5g e2g e capacidade de bateria de até 150 horas., 01 Conjunto de Peneiras de diâmetro 8 x 2”, composto por 10 peneiras, tampa e fundo, com escova de bronze para limpeza, 01 Conjunto para ensaio CBR/Proctor/Marshall, com cilindro de 4”, soquete de 2,5Kg; cilindro completo de 6”, Sobrecarga em U, prato perfurado com haste ajustável, tripé com porta-extensômetro, régua biselada de 35 cm, disco espaçador de 6” x 2,5”, extrator de corpo de prova hidráulico, 01 Balança mecânica com tripla escala capacidade de 2610g e precisão de 1g, 01 Penetrômetro Universal completo dotado de agulha para permeâmetro universal, 01 Permeâmetro de Carga Variável completo, 02 Aparelhos de Casagrande manual, completo para execução dos ensaios de limite de liquidez,02 Almofarizes de porcelana com capacidade de 4170 ml e 2500 ml com pistilos para manipulação e destorroamento de solo, 02 Bandeja Galvanizada 50 x 30 x 6 cm; 02 Provetas Graduadas de vidro com capacidades de 100, 10 ml e graduações respectivamente de 1, 0,2 ml; 01 Cronometro digital 60 minutos; 02Baldes de Plastico com capacidade de até 20 l; 01 Recipientes cilíndricos para determinação da massa específica, com diam. de 220 x 268 cm (10 L), diam. 260 x 283 cm (15 L),01 Termo higrômetro digital; 01 Conjunto para execução do ensaio de cilindro de cravação hilf – brucutu – haste/sapata/peso(martelo); Vidrarias e recipientes específicos para a manipulação de solos e agregados, pinceis para limpeza de peneiras, espátulas, papel filtro, escovas, pinças de madeira e demais materiais de utilização específica do laboratório de solos.

Técnica Operatória

O Laboratório de Técnica Operatória fica localizado no subsolo do Bloco A, com área de 60,59 m2, está equipado com 4 mesas cirúrgicas, mesa de paramentação, 4 focos de luz, 4 aparelhos de anestesia, ar condicionado, iluminação natural e artificial, pias com bancada, material de segurança, permitindo a realização de aulas práticas nas mais diversas áreas da saúde animal.

Tecnologia dos Alimentos

O Laboratório de Tecnologia dos Alimentos fica localizado no 1º andar do Bloco A, com área de 30,30 m2, está equipado com 2 bancadas, banho maria, analisador de leite, centrífuga 8BT, pHmetro, bico de Bunsen, ar condicionado, iluminação natural e artificial, pias com bancada, material de segurança, permitindo a realização de aulas práticas nas mais diversas áreas da saúde animal.

Topografia

Está situado no 1º pavimento do bloco B, com área de 20,30m² para armazenamento de equipamentos, sendo utilizado as bancadas do laboratório em anexo (61,18m²) para estudos de equipamentos como níveis e teodolitos, sendo que as aulas práticas são ministradas nas áreas livres do campus; está equipado com 04 teodolitos, 04 níveis, 05 tripés para sustentação dos equipamentos, 12 balizas, 05 réguas.