A Faculdade

A Faculdade Vértice – Univértix constrói um novo conceito em ensino superior.

Em 2008, iniciamos nossas atividades com o principal objetivo de oferecer o que há de melhor em qualidade de ensino superior para toda a região. A motivação e a dedicação de nossos colaboradores são ingredientes fundamentais para o sucesso de nossa faculdade, que, com pouco mais de 6 anos de funcionamento, consolida-se com 8 cursos de graduação presencial, todos autorizados pelo MEC.

Uma das características marcantes desse sucesso foi o direcionamento dos cursos para os verdadeiros anseios da sociedade regional. Cursos como Medicina Veterinária, Agronomia e Engenharia Civil se tornaram diferenciais da instituição. Além disso, toda a comunidade tem acesso aos tradicionais cursos de Administração, Ciências Contábeis, Enfermagem, Educação Física e Farmácia.

A implantação desses novos cursos no interior de Minas Gerais ampliou as opções para todos os alunos, que agora podem estudar perto de suas casas com um custo acessível.

No momento, a Faculdade investe em um campo experimental, com 3,5 hectares, para o curso de Agronomia, onde são realizadas pesquisas e aulas. Já o curso de Medicina Veterinária ganhou um moderno Hospital Escola, que foi finalizado em Janeiro de 2014 e já se encontra em funcionamento, com mais de 5.000 m2 da mais alta tecnologia, consultórios, salas de exames complementares, cirurgia para pequenos e grandes animais, possibilidade de internação e tratamento de alta qualidade para toda a região.

Alçar novos voos, sempre mais altos, parece à marca registrada da família Gardingo, mantenedora dessa instituição, que em 2012 abriu os Cursos Técnicos profissionalizantes (Edificações, Estética e Mecânica), com a ideia de qualificar a mão-de-obra regional e oportunizar vagas no mercado de trabalho com as dezenas de parcerias com empresas da região, formando suas primeiras turmas em dezembro de 2013.

“Com o primeiro emprego, a possibilidade de continuar estudando e fazer um curso superior fica mais próxima”, acreditam os dirigentes da instituição. Pesquisas recentes revelam que até 70% das vagas oferecidas no Sudeste deixam de ser preenchidas pela falta de qualificação da mão-de-obra. Agora com o subsídio do PRONATEC, as novas turmas já estão completas e iniciando suas atividades em abril de 2014. Novos cursos técnicos também serão abertos em breve.

Além disso, a Faculdade Vértice passou a adotar a marca Univértix , fruto do início, do que foi chamado de Fase 2 de implantação do projeto. Essa referida fase 2 faz parte do que será o mais audacioso de todos os projetos da instituição até agora, sua ampliação e a abertura de novas sedes em outras cidades do Estado e do Brasil.

Atualmente o Campus em Três Rios – RJ, encontra-se em fase de implantação e, em breve, outros novos campos serão implantados. Além disso, dentro de pouco tempo, a Faculdade Vértice – Univértix vai ampliar as opções de cursos.

Os principais diferenciais desta nova instituição estão relacionados a filosofia educacional rigorosa baseada na ética e na educação como um todo, que poderá ser comprovada nas ações de implementação dos cursos e de sua equipe. Outro diferencial importante são os valores praticados nas mensalidades dos cursos, conciliando custo x benefício.

Esses são alguns dos bons motivos para você se orgulhar de fazer parte da Faculdade Vértice – Univértix.

Administração

Univértix é uma instituição de educação superior mantida pela Sociedade Educacional Gardingo Ltda. – SOEGAR, a qual foi constituída no dia 27 do mês de julho de 2000, conforme escritura pública de constituição, protocolada no livro A-2, página 041, sob o no 7904, e registrado no livro A-4, página 105, sob o no 0853, no Cartório de Registro de Títulos da Comarca de Abre Campo – Estado de Minas Gerais.

A Mantenedora

Matipó • palavra que veio dos indígenas. Isto porque o local onde foram construídas as primeiras casas, os mesmos plantavam milho e depois de beneficiados os produtos eram chamados pelos índios de Mach-Poo que quer dizer “Milho em pó”.

A cidade de Matipó possui uma área de 277 km2 e altitudes máxima e mínima de 989 e 660 metros, respectivamente, e está localizada na bacia do Rio Doce, onde a economia se divide principalmente em duas fontes de alimentação: criação de gado e plantio da cana-de-açúcar; e lavouras de café.

Matipó limita-se com os municípios de Abre Campo, Caputira, Manhuaçu, São João do Manhuaçu, Santa Margarida e Pedra Bonita, e está em uma região de relevo cuja topografia possui 20% de áreas planas, 35% de áreas onduladas e 45% de áreas montanhosas. A posição da sede do município é latitude 20º17’00 e longitude WGr 42º20’30.

A família Gardingo, constituída pelo patriarca Sr. Henrique Gardingo Neto, pela matriarca Sra. Alice Muratori Gardingo e seus treze filhos, moradores da cidade de Matipó • MG, iniciaram desde muito cedo o trabalho nas lavouras de café da região. Sem muitos recursos à época, pelo trabalho intenso, tiveram uma carreira de sucesso administrativo e, atualmente, são empresários atuantes no ramo de cafeicultura, exportação de café, criação de gado de leite e corte, além de serem proprietários de diversos estabelecimentos comerciais e/ou industriais na região.

Conhecedor dos problemas sociais de sua cidade natal, o Sr. João Gardingo deu início ao principal projeto de sua vida: a implantação de uma instituição de educação superior em sua cidade. E, para tanto, foi criada a Faculdade Vértice • Univértix, totalmente construída com recursos próprios. Uma obra projetada exclusivamente para abrigar uma faculdade, que iniciou suas atividades em fevereiro de 2008.

Sua mantenedora é a SOEGAR • Sociedade Educacional Gardingo Ltda., com sede social à Rua Bernardo Torres, nº 180, no Bairro do Retiro, em Matipó, Minas Gerais, endereço que também é a sede da Faculdade Vértice • Univértix.

Matipó é uma cidade essencialmente agrícola, sendo o café seu principal produto, participando também de sua economia a pecuária e o comércio, porém com menor sustentabilidade.

Campus Matipó • MG: Rua Bernardo Torres, 180 – Bairro Retiro – Matipó – MG – CEP: 35.367-000 – Telefone: (31) 3873-2199

Campus Três Rios • RJ: Rua Marechal Deodoro da Fonseca – 117 – Centro – Três Rios – RJ – CEP: 25.802-220 – Telefone: (24) 2252-1012

Biblioteca

Atualmente, a Faculdade Vértice conta com duas bibliotecas, localizadas no Campus Matipó e Campus Três Rios.

Fazem parte do acervo, livros, periódicos, materiais de referência, CD’s e DVD’s.

A Política de expansão e atualização do acervo passa por um programa de aquisição permanente através de compras e doações. E volta-se ao desenvolvimento de coleções bibliográficas atualizadas e adequadas aos currículos dos cursos de graduação e pós-graduação da Instituição, aos projetos de pesquisa e às atividades de extensão.

Para seleção do acervo é considerada a bibliografia indicada semestralmente pelos professores aos coordenadores dos cursos que após repassarem à biblioteca para verificação da existência do título no acervo é direcionada ao setor financeiro para cotação.

A quantidade de exemplares adquirida para cada curso é definida com base no número de alunos por curso e norteada pelas recomendações dos padrões definidos pelo MEC.

É utilizado o sistema GIZ Biblioteca, ele permite ao usuário o acesso a Base de Dados, oferecendo operações de buscas, reservas e renovações.

O acesso pode ser feito através do Webgiz.

As bibliotecas estão organizadas conforme os padrões internacionais e normas técnicas exigidas para um funcionamento eficiente, com espaços adequados ao armazenamento, prevenção e disponibilidade do acervo.

Possuem cabines para estudos individuais projetadas exclusivamente para essa finalidade, com ventilação e iluminação adequada, salas independentes para estudo coletivo equipadas com TV e DVD e fechadas com portas e janelas de vidro, que permitem um ambiente silencioso e convidativo ao estudo e a realização de trabalhos em grupo sem comprometer o silêncio no restante do ambiente, escaninhos para guardar material, amplo salão com mesas e cadeiras, balcão de empréstimos e atendimento, terminais de acesso à internet e wi-fi.

Horário de Funcionamento
Campus Matipó – Segunda à Sexta

07:30 às 12:00
13:00 às 23:00

Sábados

08:00 às 12:00

Sábados e Domingos com Pós-Graduação

08:00 às 12:00
13:00 às 15:00

Horário de Funcionamento
Campus Três Rios – Segunda à Sexta

07:00 às 11:00
14:00 às 17:00
18:00 às 23:00

Serviços

· Consulta local de livros e periódicos;
· Empréstimo domiciliar de livros;
· Pesquisas, reservas e renovações on-line;
· Acesso a rede wireless;
· Visita orientada;

Serviços exclusivamente destinados ao corpo docente:

· SDI – Disseminação Seletiva da Informação: divulgação direcionada de livros, periódicos e artigos de periódicos pertencentes à biblioteca aos professores e coordenadores.
· Catalogação na fonte: elaboração da ficha catalográfica e captação de informações para as publicações das Faculdades.
· Orientação na normalização dos trabalhos técnicos, científicos e acadêmicos.

Periódicos

Agricultural Online Access (National Agricultural Library, EUA)Acesso gratuito à base de dados bibliográficos AGRICOLA com resumos em todas as áreas das ciências agrárias: medicina veterinária e zootecnia, entomologia, fitotecnia, silvicultura e florestas, piscicultura e peixes, agronomia, solos, economia agrícola, extensão, educação, alimentação e nutrição, ciências ambientais e da terra.

Biblioteca Virtual em SaúdeAcesso livre e gratuito à informação técnico-científica gerada pelas instituições acadêmicas e pelo Sistema Único de Saúde do Brasil.

Biblioteca Virtual em Medicina Veterinária e ZoologiaBases de dados referenciais e textuais com links para documentos técnicos e científicos de acesso livre, além de informações diversas relacionadas à área.

BDTD – Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesTeses e dissertações, em todas as áreas, produzidas por brasileiros no país e no exterior.

CCN – Catálogo Coletivo Nacional de Publicações SeriadasPossibilita o acesso a publicações periódicas científicas e técnicas e reúne informações de centenas de catálogos, produzidos pelas principais bibliotecas do país, em um único catálogo nacional de acesso público.

Domínio PúblicoAcesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos);

Ecoteca DigitalBiblioteca eletrônica, operada em plataforma aberta, que possui um vasto acervo de publicações sobre Áreas Protegidas/Unidades de Conservação. O material – livros, mapas e outras publicações -, é disponibilizado gratuitamente para consultas e/ou downloads.

Google AcadêmicoO Google Scholar (Google Acadêmico em português) é uma ferramenta de pesquisa do Google que permite pesquisar em trabalhos acadêmicos, literatura escolar, jornais de universidades e artigos variados.

PubMedMotor de busca de livre acesso à base de dados MEDLINE de citações e resumos de artigos de investigação em biomedicina.

SciELO – Scientific Electronic Library OnlineBiblioteca virtual que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos. Apresenta texto completo de artigos de periódicos nas áreas de ciências sociais, psicologia, engenharia, saúde, biologia, botânica, veterinária, etc.

Periódicos de Administração

Periódicos de Agronomia

Periódicos de Ciências Contábeis

Periódicos de Direito

Periódicos de Educação Física

Periódicos de Enfermagem

Periódicos de Engenharia Civil

Periódicos de Engenharia Mecânica

Periódicos de Farmácia

Periódicos de Medicina Veterinária

Periódicos de Medicina Humana

Periódicos de Psicologia

Periódicos de Odontologia

Comissões

Comissão de Ética no Uso de Animais da Faculdade Vértice – Univértix
A Comissão de Ética no Uso de Animais da Univértix (CEUA/UNIVÉRTIX) é órgão responsável pelo exame prévio dos protocolos experimentais ou pedagógicos aplicáveis aos procedimentos de ensino e de projetos de pesquisa científica que utilizem animais, a serem realizados na Faculdade Vértice – Univértix.

As disciplinas que utilizam animais para a demonstração ou treinamento de alunos regularmente matriculados em suas aulas práticas de todos os cursos de graduação e programas de pós-graduação deverão ser protocoladas nos formulários unificados (anexos).

CPA – Comissão Própria de Avaliação
A Comissão Própria de Avaliação – CPA é o órgão responsável pela organização do Processo de Auto-avaliação Institucional na Faculdade Vértice – Univértix (PAI-VÉRTICE), que é realizado desde o início das atividades acadêmicas da Instituição.

Essa iniciativa da Direção Acadêmica da Faculdade Vértice – Univértix tem como objetivo ser um instrumento de acompanhamento do processo, no sentido de nortear a qualidade institucional, tendo em vista o nível de exigências de seus mantenedores.

Coordenações

A Faculdade Vértice – Univértix através de sua Coordenação Pedagógica desenvolve trabalhos articulados com as coordenadorias dos cursos oferecidos e demais setores visando a efetivação do projeto pedagógico da instituição, elaboração e desenvolvimento de programas de capacitação permanente do corpo docente no campo didático pedagógico, minimizar possíveis distorções pelos ingressantes em relação ao processo de escolarização na Educação Básica, auxiliar no processo de avaliação institucional e, de modo particular, na avaliação dos docentes e dos currículos dos cursos oferecidos bem como aquelas atividades ligadas à vida acadêmica da instituição.

A Prof.ª Ms.Rita de Cássia Ferreira Pedrosa Lazaroni possui Graduação em Filosofia pela Faculdade Ciências e Letras Santa Marcelina (1998) e mestrado em Mestrado em Educação – Universidad del Mar (2011). Trabalhou na Secretaria Estadual de Educação,SEE,Brasil entre 2011 e 2013, Faculdade de de Minas, FAMINAS, Brasil (2005-2010), Faculdade Vale do Rio Doce, FAVALE, Brasil (2010-2012), . Atualmente exerce a função  de professora na Faculdade Vértice – Univértix e integrando equipes  de trabalhos multiprofissionais e interdisciplinares. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Colônia, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento social, sociedade, educação, política e turismo.

Núcleo de Apoio Psico-Pedagógico • NAPE

A faculdade Univértix compreende que a função essencial da educação no desenvolvimento do indivíduo e da sociedade vem se expandindo nos últimos tempos, direcionando-se cada vez mais para a necessidade de arquitetar uma instituição voltada para a formação de cidadãos.

O Núcleo de Apoio Psico- Pedagógico (NAPE) é um setor de orientação individual e grupal que desenvolve um programa institucional de acompanhamento do corpo discente. O trabalho começa no momento em que o aluno manifesta interesse em ingressar nos cursos oferecidos por nossa faculdade, continuando durante toda a formação acadêmica do mesmo. O aluno pode procurar o NAPE por livre e espontânea vontade ou ser encaminhado pelo professor.

OBJETIVOS:

  • Analisar as situações relacionadas com problemas de desenvolvimento e dificuldades no processo de ensino-aprendizagem;
  • Amenizar as dificuldades decorrentes dos processos de avaliação (ansiedade antes de apresentações orais de trabalhos, de realização de provas, entre outras);
  • Montar os Planos de Desenvolvimento Individual (PDI) de alunos com deficiência;
  • Identificar as causas do insucesso acadêmico, falta de motivação para o estudo e possíveis insatisfações com a instituição;
  • Orientar sobre a faculdade ou quanto a sua vocação para a carreira que escolheu;
  • Criar estratégias de correção das dificuldades encontradas, mediante averiguação, intervenção e acompanhamento;
  • Apoiar e orientar, quando necessário, os discentes que estiverem passando por problemas de relacionamentos interpessoais, ajustamentos emocionais, estresse, angústia e outros que possam afetar a sua aprendizagem.

Acesso

Agendamento na recepção da IES

Dia e Horário de Funcionamento

Terça-feira de 19h às 22:40

Na última quinta-feira do mês de 07:20 às 11:20
(para melhor atender os alunos do curso de medicina veterinária)

Profissional Responsável

Profa.: Janine Lopes Carvalho • Psicóloga
CRP 04/17770

Secretaria Acadêmica

A Secretaria Acadêmica presta atendimento aos alunos e professores de forma individualizada, considerando-o em sua dimensão pessoal. Para tanto, os atendimentos devem ser preferencialmente agendados, marcando dia e hora.
Caracterização da atividade

– Esclarecer dúvidas
– Providenciar encaminhamentos
– Orientar aspectos da conduta estudantil
– Aconselhar em relação à aspectos da vida acadêmica
– Orientar estudantes estrangeiros
– Acompanhar estudos e projetos
– Receber sugestões, informações e questionamentos
– Encaminhar às áreas envolvidas, as sugestões e necessidades recebidas para as providências cabíveis.
– Acompanhar os processos até a solução final, objetivando manter a qualidade dos serviços prestados.
– Para tornar mais eficiente o serviço de atendimento da Secretaria Acadêmica, colocamos os e-mails dos funcionários à disposição dos alunos, para dúvidas, comentários, sugestões.

Cultura e Arte

Pensando na difusão da cultura regional e nacional, a Faculdade Vértice – Univértix criou, em 2008, a Assessoria de Cultura & Arte. Desde então, inúmeros eventos institucionais são organizados pela equipe de Cerimonial de Eventos da Faculdade Vértice – Univértix, composta pelas professoras Kelly Aparecida do Nascimento e Mariana de Faria Gardingo.

No ano de 2009, foi realizado o primeiro evento, a “I Mostra de Artes e Cultura da Faculdade Vértice – Univértix” reuniu manifestações artísticas e culturais. O evento contou com uma vasta programação, que incluiu apresentação de bandas de Fanfarra, exposição de quadros, sarau literário, apresentação de shows de calouros e a apresentação da peça teatral “Um Bolo no Casamento”.

No ano seguinte, aconteceu a “II Mostra de Artes e Cultura da Faculdade Vértice – Univértix”, com o resgate histórico de fotos e relatos do município de Matipó e Região.

Em 2011, foram promovidas apresentações musicais e de danças, que movimentaram o evento em apresentações que reuniram mais de mil pessoas por noite.

Em 2012, foram realizados muitos eventos importantes como o V FAVE – Fórum Acadêmico da Faculdade Vértice, a III Semana Acadêmica de Medicina Veterinária, o II Encontro de Professores do Ensino Fundamental e Médio – EPE, IV Feira de Negócios, Integração Social e Cultura. Além disso, a Gincana de Integração, a Festa Junina, a Festa Brega, já se tornaram tradição no calendário acadêmico.

Esses eventos integram a faculdade com a sociedade e promovem ações sociais importantes, dando a oportunidade da comunidade vivenciar experiências novas através da Faculdade Vértice – Univértix.

RELAÇÃO DE DOCUMENTOS A SEREM ENTREGUES NA MATRÍCULA

  • Histórico da graduação (cópia autenticada);
  • Diploma da graduação (cópia autenticada);
  • Certidão de nascimento ou casamento (cópia);
  • CPF (cópia autenticada);
  • Identidade (cópia);
  • Comprovante de quitação eleitoral (cópia);
  • Comprovante de quitação com o serviço militar (cópia);
  • Comprovante de residência (cópia);
  • Duas fotos 3x4 recentes e iguais.