FAVE • O FÓRUM ACADÊMICO DA FACULDADE VÉRTICE

O Fórum acadêmico da Faculdade Vértice – FAVE é o maior evento Institucional que acontece anualmente em setembro desde que a Faculdade iniciou suas atividades em 2008.

O FAVE envolve a semana acadêmica e de iniciação científica de todos os cursos, em que são oferecidas palestras, minicursos, apresentação de trabalhos científicos e uma parte de lazer para os alunos que inclui humor e show com banda.

Além disso, o FAVE é um evento que conta com a participação da sociedade, principalmente através de produtores rurais. Isso se deve ao fato de a Instituição acreditar que o cumprimento de sua especificidade apenas se concretizará se ela caminhar ao lado da sociedade. Recebemos também, no evento, professores e acadêmicos de outras instituições.

Assim, o FAVE tem como objetivos: (1) promover intercâmbio entre acadêmicos e professores da Univértix e de outras instituições; (2) valorizar a produção do conhecimento científico; (3) divulgar as produções científicas dos diversos cursos de graduação da Univértix e (4) integrar-se à sociedade, valorizando o comércio, a cultura e as demais manifestações artísticas e culturais do município e região.

Ao longo dos dias de evento trazemos profissionais de renome de várias instituições de Minas Gerais e de outros estados do Brasil que ministraram palestras e minicursos. O comitê científico trabalha arduamente com sua equipe de professores para finalizar as avaliações das pesquisas e organizar a parte de apresentação de comunicação oral e pôster.

Engajada em seu compromisso de oferecer ensino de qualidade, a Univértix, almeja com os FAVEs, registrar sua história de produção científica, já que entendemos que a pesquisa é interface do ensino. Diante do exposto, reiteramos que com o FAVE esperamos contribuir para a sensibilização quanto à necessidade das habilidades de pesquisa como instrumento para o desenvolvimento profissional permanente.

Em 2008, na sua primeira edição, o FAVE teve a participação de 89 alunos, que correspondiam ao número de matriculados nos cursos de Educação Física e Enfermagem, cursos estes que tínhamos em funcionamento na época. Em 2015 registramos nossa VIII edição do FAVE, com a presença de mais de 2000 alunos dos oito cursos em funcionamento. Com isso, evidenciamos as dimensões do nosso crescimento Institucional.