Formulário de Projeto de Extensão

Após fazer o download pelos links abaixo e preencher os formulários, utilize o espaço ao lado para enviar os formulários preenchidos e retire-os impressos na secretaria da faculdade.

A relação entre as Instituições de Ensino Superior (IES) e a sociedade, entre o saber acadêmico e o saber popular constitui o objeto da Extensão Universitária. É fundamental transpor os “muros” acadêmicos onde os conhecimentos são desenvolvidos no campo das teorias e são levados às comunidades.

Através da extensão os acadêmicos vão se integrando às realidades das comunidades, numa ação em que exercitam na prática os conhecimentos recebidos no curso que optou, enquanto a sociedade torna-se beneficiária dos saberes produzidos academicamente. As atividades de extensão ampliam o espaço da sala de aula, permitindo a construção do saber dentro e fora da Instituição, além de contribuir com o processo pedagógico, já que o contato com a sociedade retroalimenta o ensino e a pesquisa, possibilitando o desenvolvimento de novos conhecimentos.

Dessa forma, esclarecemos que entendemos a extensão como um processo educativo, cultural e científico que articula o ensino à pesquisa e à extensão de forma indissociável, com vistas a viabilizar a relação transformadora entre a Instituição e a sociedade.

Nossas atividades de extensão estão organizadas em seis classificações: programas; projetos; cursos; eventos; prestação de serviços; produtos acadêmicos (patentes e planos diretores etc).

Assim, a Faculdade Vértice – Univértix, tem o orgulho de afirmar que é crescente a sua responsabilidade social em estar estimulando a ação voluntária e a cidadania entre seus acadêmicos e docentes.

[contact-form-7 404 "Not Found"]

FAVE • O FÓRUM ACADÊMICO DA FACULDADE VÉRTICE

O Fórum acadêmico da Faculdade Vértice – FAVE é o maior evento Institucional que acontece anualmente em setembro desde que a Faculdade iniciou suas atividades em 2008.

O FAVE envolve a semana acadêmica e de iniciação científica de todos os cursos, em que são oferecidas palestras, minicursos, apresentação de trabalhos científicos e uma parte de lazer para os alunos que inclui humor e show com banda.

Além disso, o FAVE é um evento que conta com a participação da sociedade, principalmente através de produtores rurais. Isso se deve ao fato de a Instituição acreditar que o cumprimento de sua especificidade apenas se concretizará se ela caminhar ao lado da sociedade. Recebemos também, no evento, professores e acadêmicos de outras instituições.

Assim, o FAVE tem como objetivos: (1) promover intercâmbio entre acadêmicos e professores da Univértix e de outras instituições; (2) valorizar a produção do conhecimento científico; (3) divulgar as produções científicas dos diversos cursos de graduação da Univértix e (4) integrar-se à sociedade, valorizando o comércio, a cultura e as demais manifestações artísticas e culturais do município e região.

Ao longo dos dias de evento trazemos profissionais de renome de várias instituições de Minas Gerais e de outros estados do Brasil que ministraram palestras e minicursos. O comitê científico trabalha arduamente com sua equipe de professores para finalizar as avaliações das pesquisas e organizar a parte de apresentação de comunicação oral e pôster.

Engajada em seu compromisso de oferecer ensino de qualidade, a Univértix, almeja com os FAVEs, registrar sua história de produção científica, já que entendemos que a pesquisa é interface do ensino. Diante do exposto, reiteramos que com o FAVE esperamos contribuir para a sensibilização quanto à necessidade das habilidades de pesquisa como instrumento para o desenvolvimento profissional permanente.

Em 2008, na sua primeira edição, o FAVE teve a participação de 89 alunos, que correspondiam ao número de matriculados nos cursos de Educação Física e Enfermagem, cursos estes que tínhamos em funcionamento na época. Em 2015 registramos nossa VIII edição do FAVE, com a presença de mais de 2000 alunos dos oito cursos em funcionamento. Com isso, evidenciamos as dimensões do nosso crescimento Institucional.

Atividades Complementares

Na Faculdade Vértice – Univértix, em todos os seus cursos de graduação, as Atividades Complementares somam 200 horas a serem integralizadas ao longo do curso. Sugerimos que você faça um planejamento para o cumprimento destas Atividades Complementares, não as deixando para o final do curso, quando serão exigidos outros esforços como os estágios obrigatórios e os trabalhos de conclusão de curso.
Além de uma exigência legal, ao cumprir as Atividades Complementares, o Acadêmico da Faculdade Vértice – Univértix forma as bases para um sólido currículo pessoal, um forte diferencial no competitivo mercado de trabalho.

Para quaisquer informações que se façam necessárias ao longo do processo, procure a Coordenadora de Atividades Complementares, Profa. Adriana Gardingo, na sala A-101.