No dia 10 de novembro de 2018 durante a realização do curso de extensão oferecido pela Faculdade Univértix, os alunos do curso de Enfermagem e Técnico em Enfermagem, sobre a orientação do professor Juliano Vieira, tiveram a oportunidade de aprender sobre o tema: Paramentação Cirúrgica.

paramentação cirúrgica é utilizada sempre quando for necessário realizar algum procedimento cirúrgico com o intuito de formar uma barreira microbiológica contra penetração de microrganismos no sítio cirúrgico do paciente, oriundos dele mesmo, dos profissionais, materiais, equipamentos e ar ambiente.

O curso foi ministrado em duas etapas, no período da manhã os alunos tiveram todo um embasamento teórico, uma vez que, a paramentação da equipe cirúrgica exige a realização de procedimentos específicos, executados em passos padronizados e com observação rigorosa dos princípios científicos. Durante esse momento foi abordado assuntos como: degermação das mãos, esterilização de rouparia, técnica correta para vestir avental e calçar luva e outros procedimentos básicos.

Já na parte da tarde foi a hora de colocar em prática todo o conteúdo ministrado. O curso prático foi realizado em um dos blocos cirúrgicos do Hospital Escola da Faculdade Univértix, e contou com o conhecimento e auxílio do Técnico em Enfermagem Lucas de Paula Silva que trabalha como instrumentador cirúrgico.

Ao chegar ao local, os alunos ficaram encantados ao se deparar com a infraestrutura e com equipamentos de alta complexidade e qualidade oferecidos pela Faculdade.

O curso foi um sucesso entre os alunos devido a sua extrema relevância na formação profissional.