A Faculdade Vértice – Univértix está comemorando um marco especial, a 11ª edição do FAVE, 11 anos de história que, a cada ano vem se consolidando como tradição e momento esperado pela comunidade acadêmica. A segunda noite do evento, 18/09/2018, teve início com belíssimas apresentações artísticas e culturais. Primeiramente, a dança do ventre com fogo, véu e espada. Na dança do ventre quando se dança com as velas é para alguma comemoração. Acredita-se que o fogo traz renovação, representando luz, vida e prosperidade. O véu é um forte símbolo da mulher, no qual seu retirar é o revelar da essência da mulher. Já a dança da espada surgiu, como uma forma simbólica de libertação das mulheres, que em diversos contextos históricos, foram subjugadas pelos homens. A lição de moral implícita desta dança é muito bela e representativa: “você controla a minha vida, mas não o meu espírito”. A apresentação foi coreografada pela Profa. Michelle Barcellar Moreira, do Curso de Educação Física da Univértix, juntamente com as alunas do Estúdio Mahaila’s de Caratinga, Fernanda Gomes Alves e Larissa Feliciano da Silva.

Na sequência, o Prof. Wederson Rafael Fraga, juntamente com o Grupo Corpo e Ginga e os alunos do 3º e 4º períodos do Curso de Educação Física da Univértix, realizaram uma apresentação de Capoeira Regional e Maculelê, momento de exaltação à cultura afro-brasileira e à nossa história. A Capoeira tem sua origem genuinamente brasileira, criada por escravos africanos como uma forma de defesa a maus tratos. Conhecida hoje em todo o mundo, sua prática encontra-se em aproximadamente 180 países. No ano de 2008 foi titulada pela UNESCO como patrimônio imaterial da humanidade.

A palestra da noite ficou por conta da Profa. Doutora Mary Elbe Queiroz, que explanou sobre: “A CHAVE DO SUCESSO”, aos mais de dois mil participantes presentes no evento. A Profa. Mary Elbe é advogada sócia do Escritório Queiroz Advogados Associados. Pós-Doutora em Direito Tributário, pela Universidade De Lisboa – Portugal. Doutora em Direito Tributário pela PUC/SP. Mestre em Direito Público, pela UFPE. Pós-Graduada em Direito Tributário, pela Universidade de Salamanca – Espanha e Universidade Austral – Argentina. É Presidente do Instituto Pernambucano de Estudos Tributários – IPET – Recife/Pe. É membro: Titular Imortal da Academia Brasileira de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais – ANE; do Conselho Superior de Assuntos Jurídicos d Legislativos Da FIESP – CONJUR; da Comissão do Senado de Juristas para o estudo sobre a desburocratização; da Comissão Permanente de Revisão e Simplificação da Legislação Tributária do Estado de Minas Gerais. É Coordenadora em Recife/PE do Curso de Pós-Graduação do IBET/SP; Professora De Cursos de Pós-Graduação: IBET/SP, IDP-DF. Autora de livros e artigos publicados e palestrante no Brasil e no exterior.

O público participante do segundo dia do XI FAVE se deleitou com as motivadoras “chaves do sucesso” apontadas pela Profa. Mary Albe: acreditar em si, ter determinação, trabalhar, transformar obstáculos em desafios, seguir sempre um exemplo inspirador. Com carisma e polidez, a palestrante levou a todos a refletir que, ter sucesso é alcançar o objetivo a que se propõe. Logo, cada um escolhe o seu conceito de sucesso.