Foi organizado pelas professoras Aline Baião de Oliveira, Joana Martins de Andrade e Marina de Cássia Silva, no dia 12 de Maio de 2018, um evento público em comemoração ao “Dia mundial da Hipertensão”, cuja data oficial acontece em 17 de Maio. As organizadoras contaram com a participação e envolvimento direto de acadêmicos e docentes dos cursos da área de saúde da Faculdade Vértice – UNIVÉRTIX e da Escola Técnica Vértix. A concentração foi realizada em praça pública no centro da cidade de Matipó, visando à conscientização da população em geral sobre a importância da prevenção e controle da doença. O evento teve como objetivo, conscientizar a população sobre a prevenção e combate à hipertensão arterial, que atualmente é considerado um problema de saúde pública mundial.

Durante o evento os alunos abordaram temas como: Alimentação saudável, prática de atividades físicas e uso adequado dos medicamentos. Com o intuito de tornar o evento atrativo, os alunos apresentaram os trabalhos em forma de paródia, também houve exposição de mesa de alimentos e medicamentos para ilustrar as explicações, prática de exercícios físicos e orientações de atividades físicas que o hipertenso pode praticar, além de orientação quanto à saúde bucal em pessoas hipertensas. Os alunos aproveitaram o momento para realizar aferição da pressão das pessoas que transitavam pelo evento, realizando as devidas orientações direcionadas para a prevenção e/ou controle da hipertensão arterial, e estratégias para melhora da qualidade de vida daqueles que já possuem a doença.

Aproveitando-se a proposta do projeto, abordaram-se questões acerca da Automedicação e do Uso Racional de Medicamentos. É comemorado no dia 5 de maio o “Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos”. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, define-se o Uso Racional de Medicamentos (URM) quando pacientes recebem medicamentos apropriados para suas condições clínicas, em doses adequadas às suas necessidades individuais, por um período adequado e ao menor custo para si e para a comunidade.

Neste dia, são desenvolvidas campanhas, por meio do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais para alertar sobre os riscos da automedicação e uso indiscriminado de medicamentos. Os danos causados por medicamentos, além de graves, custam R$ 60 bilhões ao ano para o Sistema Único de Saúde – SUS. A cada real investido no fornecimento de medicamentos, o governo gasta cinco reais para tratar as morbidades relacionadas a medicamentos (MRMs). As mais onerosas são as causadas por reações adversas (39,3% dos gastos), pela não adesão ao tratamento (36,9%) e pelo uso de doses incorretas (16,9%). Metade dos casos poderia ser evitada com uma supervisão mais cuidadosa e efetiva dos tratamentos (UFRGS/2017).

A automedicação, ou o uso de medicamentos indicados por parentes, amigos ou vizinhos, pode representar sérios riscos à saúde originados pelo uso do medicamento incorreto e causar intoxicação, mascaramento ou agravamento dos sintomas ou mesmo alguma reação adversa. Nem sempre um medicamento indicado para uma pessoa serve para outra, depende muito do histórico de saúde de cada uma, de questões alérgicas, idade entre outros vários problemas. Lembrem-se, a dica é evitar sempre a AUTOMEDICAÇÃO.

Aproveitando o ensejo, dia 12 de maio é comemorado o dia Internacional da Enfermagem e dia 20 de maio dia Nacional do Técnico e auxiliar em Enfermagem. Os alunos do curso de graduação em Enfermagem e os alunos do técnico em Enfermagem, estiveram presentes no evento, prestando assistência a população.

Esse tipo de evento representa um dos grandes diferenciais da Faculdade Vértice – UNIVÉRTIX no que se refere à contextualização atual do ensino técnico e superior, buscando aproximar a comunidade de Matipó com a faculdade.