Muitas vezes os trabalhadores não possuem informação a respeito dos riscos que estão expostos, no exercício cotidiano de suas tarefas profissionais. Ter conhecimento sobre normas e equipamentos de segurança do trabalho, se torna uma ferramenta indispensável para evitar acidentes e garantir o desenvolvimento dos processos laborais de forma eficiente.

A partir desta premissa os alunos do 10º período do Curso de Engenharia Civil da Faculdade Vértice – UNIVERTIX, participaram nesta sexta- feira (06 de abril de 2018), de aulas práticas da disciplina de Fundamentos de Engenharia de Segurança, no Laboratório de Segurança do Trabalho, ministradas pelo Professor M.Sc Pedro Genuíno de Santana Júnior.

Os estudantes tiveram contato com vários equipamentos de proteção individual (EPI’s) e aparelhos para medições dos riscos físicos que o trabalhador acaba sendo exposto. Os alunos puderam ainda ver na prática, os conteúdos que são vistos em teoria em sala de aula. 

Utilizar o EPI e respeitas as normas de segurança fazem a diferença na hora de prevenir os acidentes de trabalho. Por isso, a conscientização dos empregados e dos empregadores é fundamental para diminuição dos números de acidentes de trabalho no nosso país.

O conhecimento é a chave para a mudança de comportamento para proteger a saúde e integridade física dos colaboradores. Salvar vidas, esta é a missão. Por isso, conhecer os riscos existentes, as NRs e como utilizar o EPI adequado é o caminho certo para a prevenção de acidentes.