Facilitar o entendimento dos conceitos apresentados nas disciplinas, fazendo uma conexão entre teoria e prática é indispensável na Engenharia Civil. Nesse contexto, no dia 27 de novembro de 2017, foi realizada uma visita técnica em duas obras na cidade de Raul Soares pelos acadêmicos do 8º período, acompanhados pelo professor Pedro Genuíno de Santana Júnior. A visita foi direcionada aos conteúdos da disciplina de Estruturas de Concreto I.

No local das obras os alunos puderam observar as etapas já realizadas, como a estrutura de concreto armado (disposição das vigas e pilares), o tipo de fundação e a resistência do concreto utilizado, além das técnicas empregadas no sistema de formas, na cura e na concretagem das estruturas.

A primeira obra visitada foi o Residencial Antônio Henrique Lopes, localizado na Praça Doutor Durval Grossi, número 424, no centro de Raul Soares. O edifício possui cerca de 13 vigas de transição e os primeiros pilares avançam até o 3° pavimento. Nessas vigas de transição nascem muitos pilares que seguem até o último pavimento e a maior delas possui 1,0m de largura por 0,95m de altura.

Já a segunda obra foi o Residencial Luzia Torres, que se encontra na Rua Marechal Deodoro, número 92, também no centro de Raul Soares. Foram utilizadas grandes vigas de transição com a finalidade de liberar espaço para fazer vagas de garagem. Há viga de transição de 1,5m de largura por 0,90m de altura e para sua concretagem foram utilizados cerca de 17m³ de concreto.

Ademais, os acadêmicos puderam fazer comentários e perguntas aos engenheiros responsáveis, visando o esclarecimento de dúvidas. Seguem os registros fotográficos.