O curso de Educação Física da Faculdade Vértice teve a HONRA de receber novamente, nesta 4ª feira (20/09/2017) um grande destaque na área da Educação Física no País, um dos profissionais mais renomados nacional e internacionalmente no contexto da profissão. Professor Dr. Pablo Juan Greco. O professor ministrou a palestra intitulada “Metodologia do Ensino dos Esportes Coletivos: Na Escola e no Clube”. Sendo prestigiado por todo corpo docente e discente do Curso de Educação Física. Desta vez tivemos ainda a felicidade e tempo suficientes para que o professor Pablo também pudesse demonstrar na prática, algumas atividades relacionadas à capacidade cognitiva, coordenação motora e raciocínio, dentre outras, informações estas de suma importância para iniciação esportiva tanto no contexto escolar quanto nas atividades realizadas com objetivos de melhoria do rendimento esportivo.

O Professor Dr. Pablo Juan Greco possui graduação em Educação Física no Instituto Nacional de Educação Física (INEF), de Buenos Aires, Argentina (1973). Entrenador Nacional de Handball no Instituto Nacional de Deportes (IND) de Buenos Aires, Argentina (1975). Mestrado em Ciências do Esporte, realizado no Institut für Sport und Sportwissenschaft (ISSW) da Universidade de Heidelberg (Ruprecht-Karls) (1986), Alemanha. Doutorado em Educação na área de concentração Psicologia Educacional, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP-Brasil) (1995). Pós doutorado na Escola Superior de Educação Física (ESEF) da Universidade Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS) na área de Ciências do Movimento Humano. É professor associado na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pertencente ao Departamento de Esportes e membro do corpo docente do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Ciências do Esporte. Coordenador do Centro de Estudos de Cognição e Ação (CECA) na EEFFTO UFMG. Pesquisador na área de Cognição e Ação, em temas do Treinamento Esportivo, Pedagogia do Esporte e Treinamento Esportivo. As linhas de investigação se relacionam com os Métodos de Ensino-Aprendizagem-Treinamento nos Jogos Esportivos Coletivos (Handebol, Voleibol, Futsal, Futebol, Basquetebol), Treinamento Técnico e Treinamento Tático nos Jogos Esportivos Coletivos, Capacidades Coordenativas, Validação de Testes (Psicometría) relacionada com Conhecimento Tático (Declarativo e Processual), Processos Cognitivos nos Esportes, e Validação de testes de conhecimento tático (declarativo e processual) em esportes.

Novamente o Curso de Educação Física da Faculdade Vértice se mostrando preocupado com a inserção de seus futuros profissionais no mercado de trabalho, tem buscado oferecer cada vez mais oportunidades na busca pelo conhecimento de qualidade. Sendo está a proposta apresentada pelo Projeto Pedagógico que tem como objetivo formar profissionais habilitados para atuarem no ensino da Educação Física com a diversidade humana, subsidiando a formação dos futuros professores com instrumentos, métodos e técnicas que os capacitem a planejar, orientar, executar e avaliar atividades na área educacional. Principalmente considerando o retorno dos conhecimentos adquiridos pelos acadêmicos para a sociedade.

Agradecemos mais uma vez ao professor Pablo pela oportunidade de aprendizado e cumprimentamos a todos os componentes dessa brilhante equipe de organização envolvidos na realização do X FAVE, que em sua decima edição demonstra que já se tornou excelência em evento institucional da Faculdade Vértice – UNIVÉRTIX.