Aconteceu nesse dia 22 de Agosto de 2017, nas dependências da Faculdade Vértice e Complexo esportivo da UNIVÉRTIX, uma aula de “Instruções Gerais na Planilha de Trekking”, com os acadêmicos do 8º período do Curso de Educação Física. O Trekking ou Caminhada é caraterizado como atividade física aeróbica, consiste no ato de caminhar em trilhas naturais, buscando maior contato com a natureza, podendo ser praticado tanto como uma forma de lazer, quanto em competições. Nesse caso, trata-se do trekking de regularidade e das corridas de aventura, modalidades que surgiram no início da década de 90, quando amantes da natureza resolveram adaptar as regras dos enduros de moto e jipe à caminhada ecológica (PENTEADO, 1993; MINISTÉRIO DO TURISMO, 2010).

A aula teórico-prática foi ministrada pelo Professor Esp. Marcelo Maia Costa. O professor Marcelo é docente no curso de Graduação em Educação Física da Faculdade Vértice (Licenciatura e Bacharelado), atualmente na disciplina Esportes de Natureza e Aventura no período acima citado, dentre várias outras disciplinas, nesta mesma instituição. A aula teve como objetivo conhecer as regras básicas e a importância dos esportes de natureza e aventura no contexto da Educação Física atual, além de conhecer as metodologias utilizadas para localização e noção de tempo e espaço relacionado à natureza durante o cumprimento do percurso pré-estabelecido pelo professor.

Foi um momento de grande descontração e envolvimento dos acadêmicos, onde foi possível perceber os momentos de interação, organização e trabalho em equipe, onde o professor fez questão de destacar a importância da aplicabilidade prática de seus conteúdos de aula, sendo estes aproveitados tanto no contexto escolar e/ou em diversos outros momentos de atuação do profissional de educação física, verificando assim a necessidade do maior número possível de tais vivências durante todo processo de formação acadêmica dos estudantes.