O Mineroduto é uma extensa tubulação que leva o minério de ferro extraído na Mina, em Conceição do Mato Dentro (MG), até o terminal de minério de ferro no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ). Com 529 km de extensão, será o maior duto de minério de ferro do mundo, atravessando 33 municípios de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. As estações de bombas têm a função de impulsionar a polpa de minério de ferro. A EB1, que fica em Conceição do Mato Dentro, dá o empurrão inicial, enquanto a EB2, em Santo Antônio do Grama (MG), terá o papel de impulsionar a polpa para atravessar a Serra da Mantiqueira. Já a Estação de Válvulas tem função oposta, ou seja, ela reduz a velocidade na descida da serra. Essa estrutura foi construída no município de Tombos, em Minas Gerais.

Foi a primeira e, como toda primeira vez fica difícil esquecer. Esse e o sentimento de quem conduziu ou participou, na última semana da primeira visita de estudante a estação de bombas 2(MG). Cerca de 50 alunos dos cursos técnicos de mecânica e segurança do trabalho da faculdade Univértix Campus-Matipó (MG), puderam conhecer o processo e entender um pouco mais sobre nossa unidade que é responsável por garantir que o minério produzido em Conceição do Mato Dentro chegue até o porto.
“Foi emocionante ver os olhos de cada estudante brilhando ao conhecer nossos processos e valores. Bem como o dos professores, que encontraram com ex-alunos que hoje trabalham conosco”, conta Evandro Zanoli, Coordenador de Relacionamento com a Comunidade.