No dia 08 de maio, foi realizada uma reunião com a participação da EMATER-MG, Acadêmicos e Professora Médica Veterinária Maria Aparecida Schröder Dutra do curso de Medicina Veterinária da Faculdade VÉRTICE – UNIVÉRTIX e a Secretaria Municipal de Agricultura de Santa Margarida, com o objetivo de selecionar Acadêmicos para participarem do Projeto de Caprinocultura, projeto que tem como finalidade a coleta de índices zootécnicos nos Capris Leiteiros. Um dos propósitos é criar também uma Unidade de Observação em um dos Capris que serão assistidos. A Unidade de Observação é um método de investigação, conduzido em uma propriedade rural, sob a supervisão do extensionista, com a finalidade de observar localmente a adaptação de explorações não tradicionais na região, visto que é uma região considerada predominantemente cafeeira.

Numa proposta construtivista, os ensaios permitem que técnicos e produtores observem se uma proposta é boa, ou não, e de que forma pode ser feita. Por meio desse método o extensionista procura encontrar soluções para problemas identificados.

O objetivo do Projeto é promover o aumento da produtividade e da sustentabilidade da Caprinocultura Leiteira de Santa Margarida, Matipó e São João do Manhuaçu.

E mais uma vez fica enfatizada a importância da parceria, onde a EMATER-MG, FACULDADE VÉRTICE- UNIVÉRTIX- MATIPÓ e Prefeitura Municipal de Santa Margarida se unem para o desenvolvimento dos produtores rurais da região.