Foi organizado pelos professores Carlos Eduardo Toledo e André Salustiano Bispo uma visita técnica ao Grupo de 3ª Idade na Cidade de Raul Soares – MG. A visita aconteceu nesta 3ª feria, 06 de Junho de 2017, no período noturno. Esta visita técnica faz parte da complementação dos conhecimentos abordados na disciplina Atividade Física e Envelhecimento, ministrada aos acadêmicos do Curso de Bacharelado em Educação Física (7º período), sob a responsabilidade do professor Carlos Eduardo Toledo.

A disciplina de Atividade Física e Envelhecimento tem como objetivos direcionados aos acadêmicos do curso de compreender a velhice como um processo psico-fisiológico e como uma questão social de amplas dimensões; dominar os conhecimentos sobre as principais características do desenvolvimento do idoso; compreender as necessidades objetivos, significados, valores de vida e tarefas desenvolvimentistas do idoso e sua relação com a atividade motora; dominar os conhecimentos sobre as tarefas motoras mais adequadas à população idosa e refletir criticamente sobre o papel da educação física na 3ª idade.

A presente visita técnica teve como objetivos realizar visitação e reconhecimento técnico ao grupo de 3ª idade na cidade de Raul Soares – MG, sendo que as atividades desenvolvidas visam compreender a reação de idosos à aplicação de testes de força, mobilidade, equilíbrio e marcha; além de maximizar os conhecimentos ministrados na disciplina atividade física e envelhecimento do curso de Bacharelado em Educação Física da Faculdade Vértice – UNIVÉRTIX. Segundo o professor Carlos, as atividades em questão fazem parte da complementação externa da disciplina de Atividade Física e Envelhecimento, onde os alunos vivenciaram na prática como é lidar com idosos na maioria saudáveis e suas limitações. Em grupos, dividiram as tarefas e aplicaram testes de aptidão física, tendo como referência a literatura disponível e atual. Todos se empenharam ao máximo e relataram momentos de muita aprendizagem, tanto em nível técnico como afetivo.